CBDC: Tailândia anuncia criação de sistema de pagamentos com moeda digital do Banco Central

A Tailândia anunciou, na quinta-feira (18), o desenvolvimento de um sistema de pagamentos que usará uma moeda digital própria — também chamada de CBDC —, emitida pelo Banco Central do país.

Segundo a entidade financeira, o sistema tornará os pagamentos mais eficientes, rápidos e flexíveis. A criação do protótipo desse sistema começará no mês que vem, em julho, e deve ser concluída no início de 2021.

“O projeto marca um passo importante na ampliação do escopo e adoção do CBDC para públicos mais amplos, começando com grandes empresas”, diz o comunicado.

O sistema se integrará aos sistemas da mais antiga empresa de cimento da Tailândia, a Siam Cement Public Company Limited, de 106 anos, e aos seus fornecedores.

Assim que for concluído o desenvolvimento do sistema, o Banco Central avaliará e publicará suas descobertas, informou.

A entidade, no entanto, já fez uma parceria com o Banco Central de Hong Kong, na criação de um sistema de pagamento transfronteiriço, chamado de ‘Project Inthanon’.

Este, que contou com a blockchain Corda, da R3, foi concluído em dezembro do ano passado, e a parceria deve continuar, informou o Banco Central da Tailândia.

CBDCs

Com a popularização mundial do Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, os bancos centrais de países ao redor do globo se viram obrigados a reconhecer as vantagens e possibilidades de moedas digitais, com taxas de transação mais baixas e maior velocidade nas operações.

Com isso, os governos estão cada vez mais interessados no assunto, e alguns já correm para lançar suas próprias CBDCs que, ao contrário do BTC, não são descentralizadas.

A China atualmente lidera a corrida para emitir a primeira moeda digital emitida por um banco central no mundo, com o objetivo de substituir o dólar. O país já iniciou testes.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Uso do protocolo Bitcoin Runes cai drasticamente no final de 2024
icon maio 16, 2025

RUNE salta mais de 50% e reanima THORChain

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon maio 20, 2025

VIRTUAL sobe forte em meio a airdrop de novo token

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 22, 2025

AAVE sobe 20% com retomada dos tokens DeFi

Escrito por Thiago Barboza