Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Rússia proíbe depósitos anônimos em carteiras digitais

Rússia proíbe depósitos anônimos em carteiras digitais

Rússia proíbe depósitos anônimos em carteiras digitais
Reprodução/ Bitcoin News

Uma nova lei na Rússia proíbe os depósitos fiduciários anônimos em carteiras digitais, a ação afetará 10 milhões de usuários em todo o país.

Os legisladores afirmam que essa iniciativa deve conter atividades ilegais, como o financiamento do terrorismo e o comércio ilegal de drogas. 

A lei obriga operadoras como PayPal e Yandex.Money, QIWI e WebMoney a impedir que seus clientes encham suas contas anonimamente, conforme reportou o Cryptonews.

Embora a Lei não faça menção direta a exchanges de criptomoedas, especialistas da RBC, disseram que os efeitos colaterais para a indústria são ‘prováveis’. 

O advogado sênior do escritório de advocacia Bryan Cave Leighton Paisner (Rússia) e professor de direito na Escola Digital de Moscou, Dmitry Kirillov, afirmou que as exchanges de criptomoedas permanecem “fora dos novos regulamentos e não estão sujeitas a novas restrições”. 

Dmitry observou que as pessoas que compram criptomoedas através de exchange usando caixas eletrônicos provavelmente serão atingidas. 

Os bancos russos vão começar a examinar atentamente os depósitos em dinheiro feitos via caixas eletrônicos e sistemas de pagamento eletrônico.

Na Rússia existe 53 caixas eletrônicos de Bitcoin (BTC), enquanto alguns deles também oferecem suporte a outras criptomoedas.

A nova lei está relacionada ao fortalecimento dos padrões na luta contra a lavagem de dinheiro.

Segundo o relatório da GAFI, no ano passado havia “vulnerabilidade” no ecossistema de pagamentos eletrônicos da Rússia “devido aos riscos do anonimato”. 

Os reguladores russos esperam aumentar a transparência dos sistemas de dinheiro digital como resultado dessas recomendações.

De acordo com o advogado, por mais que a nova lei não se refira aos ativos de criptomoedas, “no futuro, é provável que isso mude”. 

Recentemente, o Parlamento Russo aprovou uma lei de criptomoedas que define diretrizes gerais para a indústria. 

Leia também: Ripple e Banco Central do Brasil se reúnem para discutir sobre regulação do mercado

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias