Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Guedes sobre imposto previsto na Reforma Tributária: ‘Se exagerado, a gente baixa’

Guedes sobre imposto previsto na Reforma Tributária: ‘Se exagerado, a gente baixa’

cbs-iva-imposto-Paulo Guedes entrega projeto de Reforma Tributária com imposto para transações digitais e criptomoedas
Reprodução

Em reunião na segunda-feira (10), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo pode reduzir a alíquota do novo imposto previsto na Reforma Tributária, denominado Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). 

Com a proposta de unificar o PIS e Cofins em um único imposto sobre o valor agregado (IVA), o CBS têm sido alvo de muitas críticas por ter uma cobrança de 12%, o que resultaria na maior tributação final sobre consumo do mundo, segundo especialistas. 

Nesta proposta, o aumento de tributação seria para o setor de serviços. As instituições financeiras são exceção, com alíquota de 5,8%.  

Em sua defesa, no entanto, o Ministro afirmou que a alíquota ainda não foi estabilizada. 

“Fizemos uma primeira proposta”, declarou, durante reunião com representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), conforme reportou O Globo. 

Guedes argumenta que o número apresentado na primeira parte da proposta de Reforma Tributária enviada ao Congresso pode mudar: 

Se isso se revelar muito exagerado, a gente baixa.” 

Maior tributação por consumo do mundo 

Conforme noticiado pelo Criptonizando, Kleber Cabral, presidente do Sindifisco Nacional, afirma que, com a alíquota de 12% no CBS, ao somar os tributos estaduais e municipais, o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) final chegaria a 35%. 

Já o economista Rodrigo Orair, especialista em tributação do Instituto Nacional de Pesquisas Aplicadas (Ipea), calcula que a alíquota de 12% na CBS levaria o IVA total a 29%, com 15% de imposto estadual e 2% de municipal. 

Ambas as contas superam a maior alíquota do mundo, atualmente pertencente à Hungria, com 27%. 

Segundo o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), o setor de telecomunicações (internet inclusa) terá um aumento de 228% em impostos caso a proposta de Guedes seja aprovada. 

Leia também: CoinMarketCap está pagando usuários para aprender sobre criptomoeda​ Band

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias