Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Reforma: nova proposta de Paulo Guedes resulta na maior tributação de consumo do mundo

Reforma: nova proposta de Paulo Guedes resulta na maior tributação de consumo do mundo

cbs-iva-imposto-Paulo Guedes entrega projeto de Reforma Tributária com imposto para transações digitais e criptomoedas
Reprodução

A reforma tributária proposta pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, visa criar um novo imposto, chamado de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).

A CBS, encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso na terça-feira (21), pretende unir o PIS e Cofins em um único imposto sobre o valor agregado (IVA).

A ideia de implementação novo imposto tem causado muita controvérsia devido a sua alíquota de 12%, pois pode fazer com que a tributação final sobre o consumo no Brasil seja a maior no mundo todo.

De acordo com as contas de Kleber Cabral, presidente do Sindifisco Nacional, sindicato dos autores da receita, ao somar os tributos estaduais e municipais, o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) final chegaria a 35%, aponta o jornal Estado de S. Paulo.

“Será o maior IVA do mundo”, declarou Cabral. “O governo não está aumentando a tributação, mas revelando o tamanho da carga tributária.”

Já o economista Rodrigo Orair, especialista em tributação do Instituto Nacional de Pesquisas Aplicadas (Ipea), calcula que a alíquota de 12% na CBS levaria o IVA total a 29%, com 15% de imposto estadual e 2% de municipal.

Segundo os dados mais recentes (2018) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ainda assim, este seria o maior patamar de IVA do mundo.

Atualmente, a maior alíquota é da Hungria, em 27%, seguida pela Noruega, Dinamarca e Suécia, com 25%.

Internet 200% mais cara

De acordo com uma estimativa feita pelo ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), o setor de telecomunicações terá um aumento de 228% em impostos caso a proposta de Guedes seja aprovada, reportou o TeleSíntese.

Leia também: Ex-CEO da Nissan teve fuga de R$2,6 milhões em Bitcoin paga pelo filho por meio da Coinbase

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias