Venezuela passará a cobrar impostos com criptomoedas

A Venezuela poderá em breve começar a recolher impostos em Petro (PTR), sua criptomoeda apoiada em petróleo.

O conselho Bolivariano de Prefeitos assinou o chamado “Acordo Nacional de Harmonização tributária”, conforme reportou o CryptoGlobe.

O acordo se aplica a 305 municípios do país e específica que o pagamento de impostos e sanções pode ser cobrado na criptomoeda lastreada em petróleo.

A mudança ocorre em um momento em que a Venezuela está passando por dificuldades econômicas causadas pela hiperinflação.

Desde que foi lançada, o Petro, vem ganhando usuários devido à campanha do governo para dar a criptomoeda novos casos de uso.

A Venezuela, é o primeiro país a adotar as criptomoedas como moedas oficiais do governo. O Petro lançado nos últimos anos, é uma criptomoeda estatal. 

No documento, os prefeitos concordam em usar o Petro como uma “unidade de conta”, uma paridade usada para calcular multas, taxas ou impostos dentro do país.

A criptomoeda também será usada, como referência de preço para o valor de um metro quadrado de terreno para fins de imposto imobiliário.

A pressão do governo venezuelano para fazer com que as pessoas adotem a criptomoeda, o fez aceitar pagamentos de passaporte em Petro. 

O governo anunciou no incio deste ano, que 15% de todos os pagamentos de combustível em posto de gasolina na Venezuela forma feitos usando Petros, e afirmou que 40% de todas as transações da criptomoeda foram feitas em postos de gasolinas estrangeiros.

Segundo o Decrypt, o governo não quer petros, quer fiat. Portanto, usar a criptomoeda para calcular imposto sem realmente aceitá-los, é a melhor maneira de dolarizar imposto na prática, sem nunca tocar no dinheiro americano.

Isso porque eles usam a criptomoeda, mas não aceitam o Petro como pagamento de impostos ou qualquer outra coisa.

O prefeito do município de Vargas, José Alejandro Teran, disse à VTV que o acordo “demonstra que os prefeitos estão vendo a economia como um todo”, garantindo que o documento “nos permitiu desvincular-nos de uma visão local e entender a economia globalmente’”.

Essa visão pode ser aquela em que tudo na economia venezuelana um dia será dolarizado, menos os salários dos venezuelanos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

criptomoedas
icon abril 17, 2025

Polícia encontra R$ 260 mil em criptomoedas com quadrilha que extorquia empresários no RS

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon abril 16, 2025

Ethereum hoje: protocolos da EigenLayer perdem mais de US$ 1 Bilhão em TVL

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 18, 2025

Ethereum hoje: CEO da Mantra promete queimar tokens de equipe após o colapso do token OM

Escrito por Thiago Barboza