Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Alguém já conseguiu criar 184 bilhões de unidades de Bitcoin, destruindo a regra de Satoshi

Alguém já conseguiu criar 184 bilhões de unidades de Bitcoin, destruindo a regra de Satoshi

bitcoin-criptomoedas-btc-satoshi-unidades-mineração-bilhões-preço-história

Uma das informações essenciais sobre o Bitcoin (BTC), é que sua oferta é limitada a 21 milhões de unidades possíveis. Contudo, um dado pouco conhecido na comunidade de criptomoedas é que, uma vez, alguém já foi capaz de criar 184 bilhões de BTC. 

O caso aconteceu nos primórdios da moeda digital criada por Satoshi Nakamoto, no dia 15 de agosto de 2010, época em que o Bitcoin atingiu a máxima de cerca de US$ 0,3. 

Na ocasião, uma pessoa foi capaz de destruir o limite determinado por Satoshi ao explorar uma falha em seu código-fonte. 

O problema foi detectado no famoso fórum Bitcoin Talk, por Jeff Garzik – um dos maiores colaboradores do desenvolvimento do código do Bitcoin e atual CEO da empresa de blockchain Bloq. 

A história foi contada pelo Decrypt, que aponta que o problema, chamado de “overflow bug”, ocorreu no bloco 74.638, que criou 184.467.440.737.09551616 BTCs. 

Dois endereços receberam pouco mais de 92 bilhões de Bitcoin cada – 92.233.720.368 unidades da moeda. 

Para corrigir a anomalia, foi lançado um “soft fork”: uma atualização de blockchain que redefiniu a rede do Bitcoin para antes do bloco com problema (ou seja, antes da mineração dos 184 bilhões de BTC), e incluiu o código para rejeitar transações de saídas com valores que excedessem o limite. 

O responsável pela implementação, claro, foi Satoshi Nakamoto, pseudônimo do criador do Bitcoin. 

A medida impediu que o criptoativo desvalorizasse completamente devido à quantidade gigantesca de moedas que existiriam, além do fato de que elas estariam sob controle da pessoa que os criou. 

Por sorte, o bug ocorreu ainda no início da história do Bitcoin, quando a moeda ainda era desconhecida e a rede pouco usada.

Se fosse hoje em dia, o acontecimento causaria um caos enorme, provavelmente derrubando completamente o preço do BTC. 

Leia também: Holding listada na Nasdaq paga milhões por empresa brasileira de mineração de Bitcoin

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias