Uma única carteira de Bitcoin (BTC) tem sido alvo constante de hackers desde o ano passado.
Mas o que é tão especial sobre ela?
Trata-se “apenas” do 7° maior endereço de BTC de todos os tempos.
Já se passou mais de uma década desde a criação da moeda digital de Satoshi Nakamoto, e durante todo esse tempo, muitos BTCs foram perdidos, alguns encontrados pelos seus detentores anos depois em antigos discos rígidos, e outro montante foi roubado por invasores.
Muitas vezes, arquivos de carteira são listados para venda em vários fóruns relacionados a hackers, e quem comprar e conseguir crackear a carteira pode desfrutar da fortuna nela escondida. Contudo, essa carteira está rendendo muita dor de cabeça a esses agentes.
São cerca de US$ 712 milhões no endereço ‘1HQ3Go3ggs8pFnXuHVHRytPCq5fGG8Hbhx’. O prêmio, sem dúvidas, vale o esforço, mas a tarefa não é simples.
Até o momento, aparentemente ninguém que testou seus conhecimentos nessa tarefa conseguiu invadir a famosa carteira.
É tudo uma farsa?
Conforme apontou o ZyCrypto, existe a possibilidade de que essa carteira não tem, de fato, os 69.370 BTCs que todos acreditam.
Isso porque é possível falsificá-la e fazer com que pareça conter uma grande quantidade de BTC, aponta o site. Um hacker experiente pode fazer isso usando um editor binário para modificar o arquivo de carteira e a chave privada para uma carteira de alto valor.
Caso a carteira realmente contenha o valor divulgado, o nível de criptografia empregado em sua segurança desafiaria até mesmo os sistemas de cracking mais avançados.
O arquivo é protegido por dois algoritmos de criptografia, SHA-512 e AES-256-CBC, tornando-o extremamente difícil de acessar através da força bruta.
Para acessá-lo, seria preciso ter muita sorte, ou a senha teria que ser muito fraca, mas estima-se que é pouco provável que alguém colocaria uma senha fraca para guardar $ 700 milhões.
Sendo assim, o mistério continua.