HSBC anuncia “primeira” plataforma de trade com blockchain e CEO da Binance responde

hsbc-binance-blockchain-tecnologia-plataforma-descentralizada-trade-trading-finanças-banco-binance-ceo

O banco global britânico HSBC anunciou, na manhã desta terça-feira (06), o que chamou de “a primeira plataforma global, descentralizada e digital do comércio de finanças usando a tecnologia Blockchain”.

O anúncio publicado no perfil do banco no Twitter gerou forte comoção, principalmente entre os entusiastas de criptomoedas na rede social, que criticaram a declaração do HSBC, argumentando que essa não é, nem de longe, a “primeira” plataforma do tipo, e questionando sua natureza descentralizada.

“Vocês são um banco. Uma instituição financeira centralizada que é funcionária em uma federação de outras organizações similares (bancos) funcionando numa rede distribuída que a federação controla coletivamente. Isso não é descentralizado”, disse um usuário.

Enquanto isso, outra pessoa acrescentou que a plataforma é “propriedade de oito bancos acionistas – Bangkok Bank, BNP Paribas, CTBC, HSBC, ING, Standard Chartered, SEB e Citi”.

CEO da Binance responde

Quem não ficou de fora da polêmica foi Changpeng ‘CZ’ Zhao, CEO da Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo – que inclusive é baseada em blockchain.

Em tom de piada, CZ replicou com um vídeo onde um homem gesticula como se não pudesse ouvir o que foi dito. Basicamente um irônico “o quê? Como assim?”, veja:

https://t.co/98xuTU9OpG pic.twitter.com/oTw2NrIPnu

— CZ Binance (@cz_binance) October 6, 2020

Lavagem de dinheiro

Alguns usuários até aproveitaram a situação para questionar o HSBC sobre a recente exposição massiva dos documentos FinCEN sobre lavagem de dinheiro permitida por este e outros bancos ao redor do mundo.

“Ok, explique isso”, disse um seguidor.

Yeah okay, please explain… https://t.co/zAOptua1ci

— ITS THE NEW KID ON THE BLOCK #BiTCOIN🚀🌄🚀 (@Hermes10wisdom) October 6, 2020

Plataforma Contour

Denominada Contour, a plataforma baseada em blockchain do HSBC, foi criada em parceria com a R3 Corda Labs.

Segundo o comunicado, o projeto “passou por um extenso período de testes por mais de 80 bancos e empresas, com testes em 17 países e transações abrangendo commodities, petroquímica, energia, metais, produtos de varejo e têxteis, antes de entrar em beta comercial como uma entidade jurídica independente no início deste ano.” 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 24, 2025

Conheça MoonPig: a nova sensação das memecoins da Solana

Escrito por Thiago Barboza
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon maio 22, 2025

Memecoin TRUMP dispara com aprovação do projeto de lei sobre stablecoins

Escrito por Thiago Barboza