Um novo token está chegando para aumentar a montanha de Bitcoin (BTC) travada na rede Ethereum e levar a liquidez da criptomoeda às aplicações de finanças descentralizadas (DeFi).
Com mais de US$ 1,6 bilhão em BTC circulando na rede Ethereum, agora a equipe da Polkadot quer conquistar uma fatia do mercado com seu novo projeto.
Ontem (15) o time anunciou o PolkaBTC, token que será pareado 1 para 1 com o Bitcoin, ou seja, terá o mesmo preço que o criptoativo.
A novidade pretende replicar o sucesso de outros projetos de Bitcoin tokenizados, como o Wrapped Bitcoin (wBTC).
A equipe anunciou que sua ponte cross-chain para BTC entrará em operação no primeiro trimestre de 2021, permitindo que usuários transacionem seu BTC como PolkaBTC em plataformas DeFi.
A ponte oficial entre Bitcoin-Polkadot, desenvolvida pela Interlay com o apoio da Parity Technologies, está sendo financiada pela Web3 Foundation, e não terá autoridade central.
A ponte será operada por uma rede descentralizada mantida por usuários regulares e várias empresas. Além disso, mantenedores não precisarão de permissão ou tokens adicionais para ajudar a rede a operar e ganhar taxas.
Projetos como o PolkaBTC e wBTC permitem que os usuários transfiram seu BTC fora da blockchain nativa da criptomoeda, criando uma “cópia” em outras chains, enquanto o BTC “real” é bloqueado em contratos inteligentes.
Quando um usuário recupera seu BTC de volta para a blockchain nativa, as versões tokenizadas correspondentes dele são destruídas.
A Polkadot afirma que todos os detentores de PolkaBTC poderão resgatar suas moedas embaladas por BTC ou “serão reembolsados na moeda de garantia a uma taxa vantajosa”.
“No lançamento, a garantia será depositada no DOT. No médio / longo prazo, isso pode ser estendido para stablecoins ou conjuntos de tokens para melhorar a estabilidade”, diz o anúncio.
O comunicado afirma que o primeiro testnet alpha será lançado em novembro, seguido por um beta pronto para recursos em janeiro de 2021.
Depois de uma auditoria de código completa em fevereiro, a ponte Bitcoin-Polkadot entrará em operação no primeiro trimestre de 2021.