Um novo relatório da corretora eToro lista 15 fatores principais que impactam positivamente o preço das criptomoedas.
O documento de 45 páginas, intitulado “O que move os preços dos criptoativos”, analisa como as criptomoedas se comportam após uma hora, um dia e uma semana posterior a acontecimentos no mercado.
Dentre os 15 acontecimentos significativos que influenciam diretamente no valor de um criptoativo, estão as fusões, financiamento, halvings, parcerias, participações e anúncios.
Valorização x tempo
Dados da eToro e do The Tie mostram que as criptomoedas normalmente valorizam ao longo do período de uma semana após qualquer tipo de anúncio.
Segundo o relatório, durante a primeira hora após um anúncio, os criptoativos tendem a subir cerca de 0,5%.
No primeiro dia, as moedas provavelmente valorizarão de 0,8% a 1,3%, conforme as notícias se espalham.
Já na primeira semana de um anúncio, as criptomoedas costumam aumentar de 2% a 8,2%, o máximo entre os períodos analisados.
Fatores principais
Dentro do período analisado, as notícias de fusões e aquisições (M&A) resultaram na maior valorização entre os 15 fatores listados, levando as criptomoedas a +0,60% em um hora; +1,32% em um dia; +8,23% em uma semana.
Essas notícias levam a 90% de chance de um retorno positivo ao longo da semana:
“Esse retorno descomunal se deve provavelmente ao fato de que a maioria das notícias de M&A relacionadas a tokens são segredos bem guardados. Além disso, as notícias de M&A no contexto de tokens são normalmente feitas para agregar mais valor a um ecossistema”, explicam os pesquisadores.
Halvings, financiamentos, parcerias e participações ficam atrás das aquisições no desempenho diário, horário e semanal, como mostra o gráfico abaixo:
Probabilidade de alta
Em termos de probabilidade de valorização depois de um acontecimento significativo, depois das aquisições liderando com 90% em uma semana, vêm os financiamentos (60%), halving (57%), e mudanças de emprego (55%).
O melhor desempenho diário também fica com as notícias sobre aquisições (65%), seguido de parcerias (58%), halving (57%) e mudanças de emprego (56%).
Já a maior probabilidade de alta no preço na primeira hora de notícias sobre eventos no mercado de criptomoedas fica com o halving (54%), depois parcerias (53%) e financiamentos (50%).
Veja a lista completa: