O Banco Central das Bahamas lançou oficialmente sua própria moeda digital (CBDC) baseada na tecnologia blockchain.
Com o lançamento do token Sand Dollar (“dólar de areia”, em português), a nação caribenha deixou para trás grandes potências econômicas, como China, Estados Unidos e Japão.
O CBDC das Bahamas é uma representação criptográfica do dólar do país.
Os tokens foram criados e regulados pelo banco central, e integrados às redes de pagamentos da ilha.
Em anúncio publicado ontem (20) na página oficial do token nas redes sociais, o banco escreveu:
“O dólar digital do Banco Central das Bahamas está disponível em todo o país.”
Além de fornecer telefone e links para redes sociais oficiais, com o objetivo de incentivar o engajamento dos cidadãos e empresas em busca de mais informações, o banco central das Bahamas lançou a tag no Twitter:
“#sandDollarOnTheMove” ou “#DólarDeAreiaEstáEmMovimento”
@sanddollar_BS is available nationwide. Contact us at 302-9880 or 357-4881 for more detailed information.#sandDollarOnTheMove #sandDollar #digitalBDollar #cbdc pic.twitter.com/CKjc4BLVQ2
— Central Bank Bahamas (@CentralbankBS1) October 20, 2020
De acordo com um representante do banco central do país que conta com 385 mil cidadãos, esse é o início de uma “liberação gradual” do Sand Dollars, segundo o Decrypt.
“Eles [cidadãos] podem se inscrever hoje. E assim que eles tiverem a carteira Sand Dollar em mãos, eles podem começar a negociar – tanto para o público em geral quanto para os comerciantes”, disse.
Funcionários da entidade monetária da ilha caribenha disseram, na semana passada, que o Banco Central está em negociações com partes internacionais sobre o uso do Sand Dollar no cenário internacional, conforme reportou o The Nassau Guardian.