Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Senado dos EUA discute como o dólar digital pode combater CBDC da China

Senado dos EUA discute como o dólar digital pode combater CBDC da China

eua-senado-audiencia-criptomoedas-dolar-digital-stablecoin-economia-negócios-china-yuan-digital-cbdc-criptoativos-moedas

Depois de se tornar alerta e defensivo sobre o projeto Libra do Facebook e outras criptomoedas, o governo dos Estados Unidos (EUA) agora teme a ameaça iminente da moeda digital da China, que pretende substituir o dólar.

CBDCs, como são chamadas moedas digitais nacionais emitidas pelo banco central, são tema primordial na economia de diversos países em 2020, como França, China, Japão, Tailândia e até no Brasil, entre outros.

Com o desenvolvimento do Yuan Digital, o governo de Donald Trump está sentindo a pressão. Por isso, foi realizada nesta quarta-feira (22), uma audiência no Senado do país para discutir como o dólar digital pode combater a China.

Intitulada “EUA-China: Vencendo a Competição Econômica”, a audiência contou com um painel defendendo a necessidade de que o país crie uma moeda digital (stablecoin) atrelada ao dólar e emitida pelo estado para manter a posição de reserva mundial, apontou a Forbes.

A reunião foi presidida pelo senador Tom Cotton, que já discutiu a moeda estadunidense como um meio de se antecipar aos avanços da China, cujo CBDC já está em fase de testes no país.

Também esteve presente, dando seu terceiro testemunho, J. Christopher Giancarlo, conhecido como “Crypto Dad”, fundador do Projeto Dólar Digital e consultor sênior da empresa de advocacia Willkie Farr e Gallagher.

“Minha principal preocupação é modernizar a própria arquitetura do próprio dólar, para que permaneça o mais atraente e tecnologicamente útil possível na Internet do Valor, no desdobramento do século XXI digital”, disse Giancarlo à Forbes .

Giancarlo já estava pressionando o governo dos EUA sobre o dólar digital para uma distribuição mais rápida dos estímulos econômicos devido à pandemia do novo coronavírus.

Agora, com o avanço da China e outros países, o Congresso não tem outra escolha a não ser dar atenção ao tema.

“Sem dúvida, há um crescente interesse bipartidário em um CBDC baseado em dólar e isso se reflete na recente série de audiências do Congresso”, disse Giancarlo.

Leia também: Coinbase impediu usuários de enviar US$285 mil em bitcoin para hackers do Twitter, aponta relatório

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias