Para Ray Dalio, criador do maior fundo de hedge do mundo, o Bitcoin (BTC) não é um bom ativo alternativo, pois deve ser proibida por governos ao redor do mundo.
O investidor bilionário fundador do Bridgewater Associates, disse em entrevista ao Yahoo Finance que espera que o mundo se volte cada vez mais para as moedas digitais emitidas por bancos centrais – as famosas CBDCs, como o yuan digital, da China.
Dalio descreve três problemas principais do BTC, que devem impedir que o ativo seja bem-sucedido da maneira que a maioria das pessoas espera, e afirma: “Eu não preferiria Bitcoin a ouro“.
Segundo ele, o BTC “teoricamente é bom, mas existem três coisas básicas”:
“Uma moeda tem que ser um meio de troca eficaz, uma reserva de valor, e os governos querem controlá-la”, declarou, acrescentando que, atualmente, ainda não é possível “comprar coisas facilmente” usando o BTC como forma de pagamento.
Para o bilionário, o Bitcoin é “muito volátil”, o que impede que o ativo seja útil como reserva de valor, sem contar o grande obstáculo que os governos de todo o mundo representam.
Embora alguns tenham tentado, nenhum governo até hoje obteve sucesso no objetivo de banir o Bitcoin. Contudo, Dalio acredita que isso pode acontecer em algum momento no futuro:
“Eles [os governos] usarão todos os dentes que tiverem para fazer isso. Eles dirão, ‘ok, você não pode negociar [com] Bitcoin. Você não pode tê-lo’. Então você teria que ser tipo, um criminoso”, disse ele. “Eu vou ser um criminoso? Eles baniram o ouro.”
O fundador do Bridgewater Associates diz ainda que “não preferiria Bitcoin a ouro”, embora defenda que a chave para um portfólio de sucesso é “diversificar, diversificar, diversificar”.
A opinião do investidor bate de frente com o que outros grandes do setor de investimentos acreditam.
Os gestores Paul Tudor Jones e Stan Druckenmiller, por exemplo, consideram o Bitcoin uma reserva de valor viável.
Para Jones, famoso investidor de Wall Street, apostar no Bitcoin ‘é como investir cedo na Apple ou no Google’.
Já Druckenmiller vê a principal criptomoeda do mercado tendo um melhor desempenho que o ouro devido ao maior potencial de risco-retorno.