Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Nigéria planeja nova regulação de criptomoedas para adoção em massa

Nigéria planeja nova regulação de criptomoedas para adoção em massa

Nigéria planeja nova regulação de criptomoedas para adoção em massa

O Ministério Federal das Finanças da Nigéria, planeja uma nova estrutura regulatória para a adoção em massa das criptomoedas e da blockchain

Conforme reportou o Cointelegraph, o Ministério Federal da Nigéria junto com o órgão regulador de Valores Mobiliários estão desenvolvendo a nova estrutura, um movimento que pode acelerar a adoção dos ativos digitais em massa na África.

De acordo com o relatório, o Ministério das Finanças está trabalhando junto com a Comissão de Títulos e Câmbio (SEC) de Abuja para proporcionar um novo ambiente regulatório para a blockchain e as criptomoedas.

Os ativos digitais são reconhecidos como commodities e regidos pela lei de valores mobiliários apropriada na Nigéria.

“As criptomoedas e os tokens são títulos, a menos que se prove o contrário”, disse a SEC nigeriana em setembro.

Na época, a SEC afirmou que seu papel era regulamentar as criptomoedas e as novas classes de ativos e não impedir a adoção ou inovação. 

Segundo a SEC da Nigéria, “o objetivo geral da regulamentação não é impedir a tecnologia ou sufocar a inovação, mas criar padrões que incentivem práticas éticas que, em última análise, contribuam para um mercado justo e eficiente.”

O bitcoin (BTC) e outras criptomoedas estão testemunhando uma adoção crescente na Nigéria. Ainda assim, o país luta com controles de capital, desvalorização e novos protestos contra a corrupção policial. 

O relatório afirma que “qualquer pessoa, (pessoa física ou jurídica) cujas atividades envolvam qualquer aspecto dos serviços de ativos digitais virtuais e relacionados a Blockchain, deve ser registrada pela Comissão e, como tal, estará sujeita às diretrizes regulatórias”.

O Ministério Federal da Nigéria parece interessado em adotar a blockchain, com a esperança de gerar US$10 bilhões em receita até 2030, com a nova tecnologia.

Segundo o Índice de Adoção Global de Criptomoedas 2020 da Chainalysis, a Nigéria está em 8º lugar entre 154 países por sua significativa atividade com criptomoeda. 

O número de pequenas transações registradas a cada mês subiu 31% para quase 700.000 na África, grande parte da atividade concentrada na Nigéria, junto a África do Sul e o Quênia.

Leia também: Bitcoin tem o segundo melhor dia da história e analista prevê novo topo em US$ 74.000

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias