Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Pioneiro na América Latina, Brasil adota blockchain em cartórios de todo país

Pioneiro na América Latina, Brasil adota blockchain em cartórios de todo país

blockchain-bitcoin-criptomoedas

O Brasil se torna o pioneiro na América Latina e adota a tecnologia blockchain em cartório de todo o país. 

Conforme reportou o Cointelegraph, a autenticação de documento por meio eletrônico assegurado por sistema na rede blockchain passa a ser disponível pelos Cartórios de Notas em todo o Brasil

A nova funcionalidade torna mais rápido o envio de documento e certificado para pessoas ou órgãos, de acordo com o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF). 

“O novo recurso permite a materialização e a desmaterialização de autenticações em diferentes cartórios, torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, e verifica a autenticidade do arquivo digital”, declara o CNB-CF. 

A Central Notarial de Autenticação Digital (CENAD), foi definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) -, é gerido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os Cartórios de Notas do País.

O Conselho defini a central como o único meio nacional válido para autenticação digital de documentos. 

O ato deve ser feito a partir do título original, ou seja, se for originalmente físico, o usuário deve apresentá-lo ao Cartório de Notas para digitalizar, e se for digital poderá ser enviado para autenticação. 

Giselle Oliveira de Barros, Presidente do Colégio Notarial do Brasil, explicou que o novo procedimento permite ao usuário trabalhar com o documento eletrônico, mas com segurança jurídica. 

“Após o documento ser autenticado pela CENAD, ele pode ser enviado eletronicamente – por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio – a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão”, explica Giselle.

O sistema e-Notariado, responsável por hospedar a Central Notarial de Autenticação, oferece os serviços de assinatura digital de escrituras, procurações atas notarias, testamentos, além de realizar separações e divórcios extrajudiciais de forma virtual. 

Para utilizar este serviço, o usuário deve solicitar a autenticação digital a um Tabelionato de Notas e enviar o documento por e-mail. 

O envio do arquivo já digitalizado poderá ser feito pelo WhatsApp, e-mail ou outros meios eletrônicos. A operação é assegurada e validada pelo Notarchain – rede blockchain exclusiva do notariado.

Leia também: Não invista em Ethereum e XRP agora, alerta o estrategista Michaël van de Poppe

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias