Banco que chamou o Bitcoin de ‘esquema ponzi’ lança corretora de criptomoedas

“Bitcoin pode chegar em US$400 mil ‘rima’ com a história”, diz estrategista da Bloomberg

Depois de comparar o Bitcoin (BTC) a um esquema Ponzi, o maior banco de Cingapura (e um dos maiores da Ásia) lançará uma corretora de criptomoedas.

O DBS Group, eleito o melhor banco em 2018 pela Global Finance Magazine, está lançando uma exchange “on-ramp” (que converte moedas fiduciárias em cripto).

A plataforma chamada DBS Digital Exchange permitirá a negociação de… Isso mesmo, Bitcoin. Irônico? Pois é, o mercado de criptoativos tem dessas.

Além da principal criptomoeda do mercado, estarão disponíveis na plataforma o Bitcoin Cash (BCH), Ethereum (ETH) e XRP da Ripple.

Esses criptoativos poderão ser negociados com o dólar americano (USD), o dólar cingapurense (SDG), o dólar de Hong Kong (HKD) e o iene japonês (JPY).

Além da custódia dos fundos de seus clientes, tokens de segurança (STOs) também serão ofertados “em um momento oportuno”, para ajudar empresas a arrecadarem fundos, segundo o The Block.

A corretora é direcionada a investidores institucionais, incluindo instituições financeiras e formadores de mercado profissionais, diz o site oficial.

Contudo, a DBS Digital Exchange não permitirá a negociação durante os fins de semana, indo na contramão do mercado cripto.

A plataforma funcionará apenas nos dias úteis, como uma corretora de mercado tradicional, entre as 9 da manhã e 4 da tarde.

De ‘esquema ponzi’ à negócio da empresa

Como já aconteceu diversas vezes, com o tempo, grandes players do mercado financeiro mudaram sua opinião acerca do Bitcoin, passando a ver o criptoativo como uma boa oportunidade de negócio.

No caso do DBS Group, em 201 o então diretor de informações da multinacional, David Gledhill, disse que o banco via o Bitcoin “como uma espécie de esquema Ponzi”.

Argumentando que todas as transações do ativo são “incrivelmente caras” e “todas as taxas estão escondidas por meio dos cripto-mecanismos”, Gledhill declarou:

“Não achamos que o DBS estando nesse jogo agora irá criar uma vantagem competitiva para nós.”

Três anos depois, cá estamos assistindo o banco lançar sua corretora de criptomoedas.

O CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, por exemplo, também começou com uma opinião negativa sobre o bitcoin, mas as coisas mudaram.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon junho 12, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza