Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

EUA libera bancos para usarem blockchain e stablecoins

EUA libera bancos para usarem blockchain e stablecoins

eua-stablecoin-bancos-blockchain-tesouro-estados-unidos-criptomoedas-bitcoin

O Gabinete de Controladoria da Moeda (OCC) do Tesouro dos Estados Unidos anunciou que os bancos estão liberados para usarem redes públicas de blockchain para pagamentos por meio de stablecoins.

A novidade foi comunicada na segunda-feira (04) pela entidade que é o maior órgão regulador bancário do país, e gerou entusiasmo na comunidade de criptomoedas.

Na carta interpretativa, o OCC informa que bancos nacionais e associações de poupança federais podem participar de redes de verificação de nós independentes (INVNs, também conhecidas como redes blockchain) ou usar stablecoins.

“Enquanto os governos de outros países construíram sistemas de pagamentos em tempo real, os Estados Unidos contam com nosso setor de inovação para fornecer tecnologias de pagamentos em tempo real”, disse Brian P. Brooks, diretor da OCC.

Brooks acrescenta que “algumas dessas tecnologias são criadas e gerenciadas por consórcios de bancos e algumas são baseadas em redes de verificação de nós independentes, como blockchains”.

Contudo, o regulador bancário ressalta que as instituições devem estar cientes dos riscos potenciais ao conduzir atividades relacionadas à INVN, incluindo riscos operacionais, de compliance e fraude:

“As novas tecnologias requerem conhecimento tecnológico suficiente para garantir que os bancos possam gerenciar esses riscos de maneira segura e sólida”, aponta o OCC.

A entidade diz ainda que as atividades devem ser realizadas de maneira consistente com práticas sólidas de gestão de risco e devem se alinhar com os planos e estratégias de negócios gerais dos bancos.

Vitória para as criptomoedas

De acordo com o presidente executivo da Circle, Jeremy Allaire, a novidade “é uma grande vitória para criptomoedas e stablecoins”, disse no Twitter.

Allaire afirma que estamos no caminho para que todas as principais atividades econômicas sejam executadas on-chain, e declara:

“É tremendo ver esse apoio com visão de futuro do maior regulador de bancos nacionais dos Estados Unidos.”

Leia também: Número de baleias de XRP está afundando desde o processo da SEC

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias