Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

China inicia testes do Yuan digital em caixas eletrônicos

China inicia testes do Yuan digital em caixas eletrônicos

Slogan político da China atrapalha implementação do Yuan Digital
Reprodução

A China está começou os testes em caixas eletrônicos de sua moeda digital emitida pelo Banco Central, o yuan digital.

Conforme reportou o CriptoNoticias, o Bank of China iniciou o ano instalando caixas eletrônicos para a versão digital do yuan chinês, chamada de DCEP.

Os caixas eletrônicos serão compatíveis com smartphones, permitindo que os usuários possam acessar sua carteira onde a moeda está armazenada.

A máquina vai permitir a troca da moeda fiduciária e do yuan em formato digital. Essa é a segunda fase de uma série de testes do novo sistema de pagamentos do Banco Popular da China (PBoC). 

O Banco da China emitiu um total de US$3 milhões em yuans digitais, que foram distribuídos para um total de 100.000 residentes de Shenzhen. 

Recentemente, o PBoC realizou uma implementação do sistema de pagamentos em um hospital em Xangai, e também pagamentos em cartões de débito no mercado nacional. 

O governo inaugurou o Laboratório de Inovação Digital Yuan, entidade responsável pelo desenvolvimento de aplicações que incentivam a utilização da moeda digital chinesa.

A China testou também a sua moeda digital no aplicativo de viagens Didi Chuxing, conhecido como o “Uber Chinês”. Além disso, os smartphones da Huawei suportam a CBDC do país.

Por mais que o governo chinês esteja avançando nos testes do Yuan Digital, os cidadãos argumentam que a moeda afeta diretamente a privacidade financeira. 

Entretanto, a China está um passo à frente na corrida global pela adoção da blockchain e pela emissão do CBDC. 

Os sete maiores bancos centrais do mundo, incluindo o Federal Reserve, dos EUA, estão considerando a possibilidade de emitir seu próprio CBDC atrelada à moeda local. 

Atualmente, a China e a Suécia estão engajadas na corrida para lançar a sua própria moeda digital estatal.

A e-krona da Suécia surgiu em resposta ao Yuan Digital, e este ano será definitivo para saber quem lançará primeiro sua moeda digital estatal. 

Leia também: Presidente do Banco Central debate criptomoedas com mega investidores

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias