O Reino do Butão vem acumulando bitcoin secretamente há alguns anos. Relatórios apontam que o país conta com mais de 12,5 mil bitcoins em caixa. Notavelmente, estas moedas já valem mais de US$ 1,2 bilhão.
Este montante, por sua vez, representa cerca de 41% do PIB do país. O Butão fica localizado entre a China e a Índia e possui cerca de 787 mil habitantes. A Druk Holdings, uma estatal do país, vem minerando Bitcoin ao longo dos últimos anos.
El Salvador e o Bitcoin
O governo de El Salvador também vem acumulando Bitcoin de forma consistente ao longo dos anos. O país realizou a aquisição de mais de 5700 moedas. Além disso, o presidente Nayib Bukele prometeu adquirir 1 bitcoin por dia por tempo indeterminado.
No entanto, as reservas do Butão superam de forma significativa as de El Salvador, tanto em termos absolutos quanto em termos proporcionais. As moedas de El Salvador representam somente cerca de 1,8% do seu PIB.
Corrida pelo Bitcoin
Ao longo dos anos, tem havido uma corrida de acumulação de bitcoin. Governos, grandes empresas e instituições têm acumulado a principal criptomoeda. Empresas como Tesla, Mercado Livre e MicroStrategy realizaram compras expressivas da principal criptomoeda.
Donald Trump foi eleito nos Estados Unidos prometendo criar uma reserva estratégica de BTC para os cofres do governo. Também está em discussão no Senado um projeto de lei que estabelece a compra de 1 milhão de bitcoins para os cofres do governo.
Além disso, alguns estados dos Estados Unidos também estão considerando a aquisição de bitcoin. O fundo de pensões do estado do Wisconsin realizou uma aquisição de cerca de US$ 160 milhões em BTC. Notavelmente, o investimento apresentou um ganho notável nas últimas semanas.
Este crescimento do mercado institucional está sendo responsável por impulsionar o BTC para novas máximas históricas.