Tiago Reis, um dos mais conhecidos investidores brasileiros, afirmou recentemente que está com “vontade de comprar bitcoin”. Notavelmente, o investidor ficou conhecido por criticar o Bitcoin e o mercado de criptomoedas ao longo dos anos.
No entanto, a tese de Tiago se baseia no investimento em BTC, bem como um uma aposta contrária às ações da MicroStrategy. A MicroStrategy é a maior detentora de capital aberto de Bitcoin do mercado.
A companhia conta com cerca de US$ 30 bilhões em BTC em caixa. Muitas destas moedas foram adquiridas através de empréstimos. No entanto, o valor de mercado da empresa já chegou a cerca de US$ 90 bilhões.
Segundo Reis, há uma oportunidade de “arbitragem” ao montar as duas posições:
“Está dando vontade de comprar bitcoin… E shortear $MSRT… Long and short. Qual a tese para não fazer isso? Essa MSRT possui basicamente somente Bitcoin como ativo e vale 3-4x mais que o Bitcoin que tem dentro.”
Com esta posição:
- Se o Bitcoin se valoriza ele lucra com o BTC e perde a posição vendida na MicroStrategy.
- Se o Bitcoin não se valorizar, as ações da MicroStrategy (que já estão muito altas) tendem a cair.
Um investidor parabenizou Reis pela sua mudança de postura. No entanto, ele afirmou que esta é apenas uma oportunidade pontual, e que ainda não confia na tese da criptomoeda:
“Na verdade, esta tese (ainda bem embrionária) não tem nada a ver com bitcoin. Tem a ver com arbitragem.”