A Bybit wallet é uma carteira de criptomoedas, com uma integração para tokens Web3. Basicamente, ela é um serviço que integra as funções de armazenamento e recebimento de criptomoedas, tanto dentro quanto fora do ecossistema da Bybit. Nossa ideia nesse artigo é explorar mais a fundo o que é a Bybit wallet e como essa carteira funciona, além de alguns prós e contras.
O que é a Bybit Wallet?
De uma forma simples, a Bybit wallet é uma solução de custódia onde você pode gerenciar suas criptomoedas de forma simples e segura. Ela é basicamente uma carteira digital integrada à exchange da Bybit que permite que você controle seus ativos através de uma interface.
Por definição, essa é uma carteira chamada hot wallet onde o controle das chaves privadas da carteira fica sob a responsabilidade da exchange em si. A título de comparação, uma carteira fria, como uma Trezor Wallet, por exemplo, é uma carteira onde você controla suas chaves privadas e elas não ficam atreladas de forma direta a uma exchange.
A Bybit wallet é uma carteira que serve como um ponto de acesso ao universo das criptomoedas. Com ela, você pode fazer transações de compra e venda de criptomoedas, além de aplicações descentralizadas. Além disso, ao utilizar a carteira da Bybit, você pode se integrar de forma automática com outros serviços da sua plataforma.
Exemplos incluem staking, yield farming, compra e venda de NFTs e outras possibilidades de investimento dentro do ecossistema da Bybit.
Prós e Contras
Assim como qualquer serviço de mercado de criptomoedas, a carteira da Bybit tem alguns prós e contras que a gente listou abaixo:
Prós
- Interface simples e intuitiva: A Bybit wallet é uma carteira focada no usuário final. Assim, ela tem uma interface muito simples por envio e armazenamento de criptomoedas, mesmo para quem não tem experiência no mundo cripto.
- Suporte a múltiplos tokens: A Bybit tem suporte para mais de 100 tokens cripto. Isso sem contar as opções Web3 e NFTs, então você acaba tendo suporte para uma grande variedade de criptomoedas dentro da carteira.
- Integração com a Bybit: Como a gente citou antes, a carteira da Bybit é integrada de forma direta a exchange. Assim, você pode fazer transações de investimento na plataforma direto com a carteira da Bybit.
Contras
- Questões de segurança: Por ser uma carteira quente, as chaves privadas da carteira ficam a controle da própria exchange. Isso pode ser um ponto negativo no caso de uma vazão na plataforma, embora isso não tenha acontecido no passado.
- Menos conhecida que soluções mais consolidadas: A Bybit wallet é uma solução um pouco menos popular de carteira de criptomoedas em comparação com outros grandes nomes, tanto de exchanges quanto de carteiras individuais ou carteiras frias do mercado.
Como começar com a Bybit Wallet
Para utilizar a carteira da Bybit, você precisa ter uma conta cadastrada na corretora. Então, abaixo colocamos um passo a passo de como fazer esse processo.
Passo 1. Criação de Conta
O primeiro passo é visitar o site da Bybit e criar na opção do menu que diz Criar Conta. Você vai precisar colocar algumas informações básicas, como e-mail e senha, para fazer seu cadastro na plataforma.
Passo 2. Verificação de Conta
Antes de poder colocar recursos dentro da Extint, você vai ter que passar pelo processo de verificação de conta da Bybit. Esse processo vai ser indicado quando você fizer o login na plataforma pela primeira vez. Você vai precisar enviar um documento de verificação e um comprovante de endereço.
No meu caso, esse processo foi totalmente automático, através de uma solução terceira e levou apenas alguns minutos, utilizando a CNH.
Passo 3: Criação da Carteira
Depois de entrar na sua conta, você deve navegar para a opção que diz Web3, no menu superior. Em seguida, clique em Criar Carteira, para iniciar o processo de fato de cadastro da Bybit Wallet Web3. Depois que você confirmar, a sua carteira vai ser gerada, como na imagem abaixo.
Passo 4: Carregar Carteira
Agora que você já tem uma carteira da Web3 criada, você pode usar a opção de depositar, para transferir recursos de uma outra carteira que você já tenha, ou então transferir o seu saldo direto da sua conta Spot da Bybit.
Por exemplo, abaixo coloquei uma imagem de como esse processo funciona, para fazer o recebimento de Bitcoin na minha carteira Web3 da Bybit.
Passo 5: Download da Extensão
Caso você queira, também pode colocar uma extensão do Chrome para usar a carteira da Bybit em outros exchanges que não sejam a Bybit propriamente dita. Para isso, é só instalar a extensão do Chrome, como a gente colocou na imagem abaixo, para fazer as operações.
Alternativas à Bybit Wallet
Embora a Bybit seja uma ótima opção de carteira de criptomoedas, existem algumas outras alternativas de soluções de carteira que a gente vai colocar abaixo, com os destaques de cada uma delas.
OKX Wallet
A OKX Wallet é uma carteira nativa do ecossistema da OKX, que é uma das principais corretoras de criptomoedas do mundo. Ela conta com diversos recursos de stake em outros produtos de investimento. Assim como a carteira da Bybit, ela é integrada de forma nativa à corretora OKX, e também permite as ações com redes externas.
Binance Wallet
A carteira Binance We3 Wallet é a solução de carteira da maior exchange de criptomoedas do mundo. Um grande destaque aqui fica a integração com a Binance Smart Chain, que é a blockchain nativa do ecossistema Binance, que oferece taxas reduzidas de negociação, então acaba sendo uma ótima alternativa para que ele tenha operações de investimento de maior frequência.
Metamask
A Metamask é uma das principais carteiras de criptomoedas do mundo, e ao contrário dos exemplos anteriores, não é atrelada a uma exchange propriamente dita. Ela funciona como um aplicativo para celular ou extensão do Google Chrome, e se integra de maneira bastante segura com várias aplicações da Web3, além de marketplaces de NFTs e soluções de DeFi.
Dá para dizer que a Metamask é segura, embora seja uma carteira quente, é uma das soluções mais utilizadas no mundo das criptomoedas de forma geral.
Coinbase Wallet
A Coinbase Wallet é a carteira nativa da Coinbase, que é uma exchange de criptomoedas com sede nos Estados Unidos, conhecida por ter uma interface muito simples para quem está começando o mundo das criptomoedas.
O principal diferencial aqui fica na experiência do usuário, que é muito facilitado, já que o foco da plataforma é justamente trazer o mundo das criptomoedas de uma forma bastante simples.
Trust Wallet
A Trust Wallet é segura e é outra solução de carteira quente, que funciona de forma online, com integração a vários aplicativos de finanças descentralizadas.
Ela também é bastante recomendada para iniciantes, por ter uma interface bastante simples e também funcionar de forma integrada no navegador ou com aplicativos para celulares.
Exodus
A carteira Exodus é segura e possui um design bastante simples, com opções que vão um pouco além do simples armazenamento, envio e recebimento de criptomoedas. Ela também tem uma integração direta com algumas plataformas de compra e venda de criptomoedas, embora não seja uma exchange propriamente dita.
Um dos diferenciais da Exodus é que ela funciona como uma carteira de software, mas onde você controla as suas chaves privadas, então ela não fica atrelada a uma exchange, como acontece na maioria dos casos. Leia mais detalhes em nosso artigo que discute se a carteira Exodus é segura.
Trezor
A Trezor é o padrão de ouro das carteiras de hardware. Uma carteira de hardware é um dispositivo offline, que precisa ser conectado à internet para realizar transações, mas é considerada a opção mais segura para o armazenamento de criptomoedas.
O lado negativo é que ela tem um valor um pouco mais alto, mas para quem está disposto a cobrir esse investimento inicial, é a opção certamente mais segura e frequentemente citada como a melhor carteira de criptomoedas para grande parte dos usuários.
Vale a pena usar a Bybit Wallet?
Para concluir, a Bybit Wallet é uma solução muito simples e completa para quem quer armazenar criptoativos de forma direta com conexão a uma exchange. A carteira Web3 da Bybit permite a transação de ativos dentro e fora da Bybit e conta com esse diferencial de ter essa integração direta com a exchange para fazer investimentos nos serviços oferecidos pela plataforma.
A nossa principal recomendação de usar a Bybit Wallet é para aqueles que querem de fato fazer operações de negociação dentro da exchange Bybit. No entanto, ela também serve como uma ótima solução com elevado padrões de segurança mesmo para quem quer operar fora do ecossistema da corretora.