Trump vai atrás de grupos de hackers que atacaram a Sony

kim jung criptomoedas armas nucleares coréia do norte

O Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC) anunciou sanções contra grupos de crimes cibernéticos norte-coreanos responsáveis ​​por mais de US$ 2 bilhões em perda com hacks de acordo com um comunicado divulgado nessa sexta-feira, dia 13 de setembro de 2019.

De acordo com o comunicado de imprensa, o Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do departamento está perseguindo três grupos de hackers patrocinados pela Coréia do Norte, que os paga em Bitcoins – Lazarus Group, Bluenoroff e Andariel.

Comentando a decisão de aplicar sanções, o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Finanças, Sigal Mandelker, disse:

“O Tesouro está tomando medidas contra grupos de hackers norte-coreanos que praticam ataques cibernéticos para apoiar programas ilícitos de armas e mísseis. Continuaremos a aplicar as sanções existentes nos EUA e na ONU contra a Coréia do Norte e trabalharemos com a comunidade internacional para melhorar a segurança cibernética das redes financeiras.”

Esses grupos são conhecidos pelo hacker da Sony de 2014 e do ataque de ransomware WannaCry e muitos acreditam que eles são patrocinados pela Coreia do Norte e que, além disso, foram acusados em vários hacks em exchanges  de Bitcoins.

Muitos desses hacks visam exchanges na Coréia do Sul e no Japão. No entanto, relatórios de inteligência dizem que plataformas no sudeste da Ásia também são vulneráveis.

Esses grupos de hackers também têm como alvo outras áreas da infraestrutura financeira global, como a rede SWIFT e os caixas eletrônicos. Relatórios indicam que os grupos tiveram sucesso em ataques a bancos em países como Vietnã, Bangladesh e Filipinas, entre outros.

Em agosto de 2019, as autoridades de Pyongyang, na Coreia do Norte, negaram relatos de que o governo estava patrocinando esses grupos de crimes cibernéticos.

No passado, especialistas em segurança cibernética dos EUA e das Nações Unidas vincularam o governo do país a esses sindicatos de crimes cibernéticos.

Segundo um porta-voz do governo norte-coreano, as alegações fazem parte de uma conspiração internacional do Ocidente para manchar a imagem do país.

Para a segurança nos EUA, o objetivo é impedir que a Coréia do Norte desenvolva armas de destruição em massa. Assim, o governo Trump planeja confiscar quaisquer ativos pertencentes às entidades sancionadas nos Estados Unidos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza