Constantemente vemos notícias de denúncias de pirâmides financeiras ou casos de empresas sendo investigadas.
A pirâmide financeira é um modelo de negócio similar a uma cadeia infinita de recrutamento de clientes, o conceito ‘pirâmide’ surgiu por conta da divisão de hierarquia, onde a pessoa vai ‘subindo’ de nível em cada etapa e ganhando uma recompensa até chegar ao topo desta hierarquia.
Este ato é crime aqui no Brasil, de acordo com a Lei 1.521/51, normalmente as pirâmides prometem um retorno extremamente alto em pouco tempo, o que atrai os pequenos investidores.
A uma diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível, os dois são constantemente confundidos um com o outro. O marketing multinível é permitido, já a pirâmide é considerada um ato criminoso, a diferença entre os dois estão na remuneração pelo recrutamento.
Separamos 5 passos para aprender a como identificar um esquema de pirâmide.
- Há sempre promessa de ganho fácil
Desconfie quando o anúncio da empresa for de 5% de rentabilidade ao mês ou até mesmo 30% sem apresentar nenhum risco. - Indicação de amigos
Normalmente as pirâmides se sustentam pelo ‘boca-a-boca’, você indica um amigo para ter ganhos extras. - Falta de informação sobre os produtos
As empresas oferecem o ganho e como tem que fazer para participar, mas pesquise sobre o produto e sobre a empresa. - Falta de informação básica sobre a empresa
Vá até o site da empresa e procure saber mais sobre ela, quando surgiu, quem são os donos, veja qual a finalidade da empresa na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), se possível converse com um especialista da área. - Reclamações
Pesquise sobre a empresa e seus produtos, o site Reclame Aqui é uma referência para todas as empresas. O site classifica se a empresa é ou não recomendada, mostra as reclamações e quantas reclamações foram respondidas. Fique atento a essas reclamações e como a empresa se comporta perante as crises dos clientes.
Não é tão difícil quanto parece identificar se a empresa é legítima ou não.
Algumas empresas que já foram acusadas ou estão sendo investigadas por serem consideradas pirâmides financeiras são: Atlas Quantum, Imperium Investimentos, Kriptacoin, Bitcoin Banco, Unick Forex, Indeal, Investimentos Bitcoin, entre outras.
Caso tenha sofrido com alguma pirâmide financeira denuncie para o Ministério Público, Federal ou Estadual, ou vá até a Polícia Federal ou Civil assim é possível relatar qualquer irregularidade e não esqueça de contratar um advogado.
Gostou das dicas? Esperamos que este post tenha o ajudado a esclarecer mais sobre pirâmide financeira e como identificá-las. Caso tenha dúvidas deixe um comentário.