Pesquisadores afirmam que um mega investidor estava por trás do crescimento do Bitcoin em 2017

Pesquisadores das Universidades do Texas e Ohio, afirmam que um único mega investidor foi responsável pelo aumento histórico em 2017 dos preços do Bitcoin, de acordo com o site Bloomberg.

Os pesquisadores John M. Griffin e Amin Shams, recentemente atualizaram sua pesquisa  declarando que o mau comportamento no mercado, estava supostamente por trás das disparada do Bitcoin, para uma alta histórica de US$ 20.000 em dezembro de 2017.

A análise foi publicada pela primeira vez em junho de 2018, dizendo que os ‘padrões de transações na blockchain sugeriam que o Tether havia sido usado para fornecer suporte de preços e manipular o mercado de Bitcoin’.

“As compras com o Tether são cronometradas após desaceleração do mercado e resultam em aumentos consideráveis ​​nos preços do Bitcoin. O fluxo é atribuível a uma entidade, aglomerados abaixo dos preços redondos, induz autocorrelações assimétricas no Bitcoin e sugere reservas insuficientes de Tether antes do final do mês.” De acordo com os pesquisadores.

Os pesquisadores argumentam que em vez de indicar a demanda de investidores em dinheiro, esses padrões estavam alinhados com a hipótese “baseada na oferta de dinheiro digital não suportado, inflando os preços das criptomoedas”.

Com a atualização dos seus artigos anteriores, os pesquisadores estão intensificando seus argumentos e deve ser publicado formalmente como artigo no Journal of Finance.

Para eles, a análise das transações de Tether e Bitcoin do dia 1 de março de 2017 a 31 de março de 2018, concretiza sua visão de uma baleia realizando transações, através da exchange de criptomoedas Bitfinex.

“Simulações mostram que é muito improvável que esses padrões se devam ao acaso. Esse grande player ou entidade exibiu um timing de clarividência do mercado ou exerceu um impacto extremamente grande sobre o Bitcoin, que não é observado nos fluxos agregados de outros pequenos traders.” De acordo com os pesquisadores.

O conselho geral da Tether, Stuart Hoegner, negou as afirmações dos pesquisadores, declarando que sua pesquisa é “falha fundamentalmente” e deriva de um conjunto de dados insuficientes.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF
icon novembro 20, 2024

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF

Escrito por Sabrina Coin
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Bitcoin está próximo de alcançar real brasileiro em capitalização

Escrito por João Victor
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Golpe de endereço envenenado rouba US$ 129 milhões, mas fundos são devolvidos

Escrito por João Victor