Guia de carteiras Bitcoin

O lugar onde se armazena Bitcoins é chamado de “carteira”. Tecnicamente, o que a carteira guarda não são os seus Bitcoins – pois eles nem existem fisicamente – , mas sim as suas chaves privada e pública. Entretanto, a maioria das carteiras faz parecer que seus Bitcoins estão realmente lá, para fins de conveniência e entendimento.

Existem vários tipos de carteiras de Bitcoin, cada uma com seus prós e contras. A seguir, vamos analisar os diferentes tipos.

Tipos de Carteira

Papel

carteira de papel bitcoin

O nome já diz tudo, essa carteira é basicamente um pedaço de papel onde vem escrito sua chave pública e privada. A pública é necessária para você receber Bitcoins, você pode fazer uma analogia com o número da sua conta no banco. Nesse mesmo raciocínio, a chave privada seria sua senha pessoal, que você vai precisar para gastar ou transferir seus Bitcoins.

As carteiras de papel são bastante seguras, pois não estão conectadas à rede, mas é preciso guardá-las em um local bastante seguro, para não correr o risco de perdê-las.

Existem serviços como o bitaddress.org onde você pode gerar chaves facilmente e depois imprimi-las. Assim, você já está apto para enviar e receber Bitcoins. Ao fazer isso, é necessário que voce tome alguns cuidados básicos. O primeiro é desconectar da internet no momento de gerar seu código, o que é possível na maioria das geradoras de chaves online. E a segunda coisa é se certificar que a impressora não esta conectada a rede.

Carteiras móveis

carteira movel bitcoin

As carteiras móveis são, sem nenhuma dúvida, as mais práticas. Você simplesmente precisa instalar o aplicativo no seu celular e já pode começar a usar. É também a melhor opção para quem deseja fazer pagamentos diários usando Bitcoin em lojas ou supermercados.

Apesar de ser uma opção bastante conveniente, essas carteiras são as mais vulneráveis à ataques de hackers e provavelmente a opção menos segura dessa lista.

Várias carteiras esta disponíveis como aplicativos para IOS e Andoird. Algumas das mais populares feitas especificamente para celulares são a Abra e a BRD.

Carteiras Online

A principal vantagem das carteiras online é que elas podem ser acessadas desde qualquer lugar, contando que você tenha conexão à internet e sua senha de acesso. Além disso, costumam ser gratuitas e fáceis de configurar.

Assim como as Carteiras móveis, a segurança apresenta algumas limitações, pois suas chaves são armazenadas na nuvem e controladas por servidores terceiros.

Muitas corretoras apresentam esse tipo de carteira, como a Blockchain a Xapo. Uma possibilidade a Xapo apresenta é a opção de armazenamento offline, que é um importante recurso de segurança adicional.

Carteiras de Desktop

carteira desktop bitcoin

Carteiras Desktop são aquelas que você pode baixar para o seu computador. São relativamente seguras em comparação às carteiras móveis e online. Entretanto, ainda sim é necessário tomar os cuidados para que seu computador não seja hackeado ou roubado, pois em ambos os caso você provavelmente perderia seus Bitcoins.

A carteira oficial da rede Bitcoin é a Bitcoin Core. O problema dessa carteira é que você precisa baixar todo o histórico de transações do Bitcoin desde 2009 para poder usá-la, e baixar toda Blockchain ocupará muito espaço.

Existem outras opções em que você não necessita de fazer o download de todas as operações, são as chamadas carteiras “leves”. E o que é feito é apenas uma sincronização com a Blockchain, ao invés de baixá-la por inteiro.

Algumas opções desse tipo de carteira são a Electrum (que também oferece uma opção offline para uma maior segurança). Além da Exodus e a Jaxx (essa ainda oferece uma vasta opção de moedas).

Carteiras de Hardware

carteiras de hardware EOS

Sem dúvidas a opção mais segura para o armazenando de Bitcoins. As carteiras de Hardware são dispositivos físicos que se parecem com um Pen Drive, nelas ficam armazenadas suas chaves pública e privada de maneira totalmente offline e inacessível para hackers. Até hoje não houve nenhum incidente envolvendo roubo de Bitcoins em carteiras de Hardware por criminosos virtuais.

Assim como na Carteira de papel, é importante que você mantenha sua carteira de Hardware em um lugar seguro. A única desvantagem dessa carteira é que ela não é grátis como as outras opções acima, mas é o preço que se paga por mais tranquilidade e segurança. Algumas das marcas mais confiáveis e bem avaliadas do mercado incluem:

  • Ledger Nano S
  • Trezor T
  • Keepkey

Leia também: Como comprar Bitcoin?