Mulher é condenada a 13 anos de prisão por usar criptomoedas para financiar o Estado Islâmico (ISIS)

Uma mulher norte-americana foi condenada a 13 anos de prisão por enviar mais de US$150.000 à organização terrorista (ISIS), grande parte do valor enviar foi em bitcoin e outras criptomoedas, conforme reportou o Decrypt.

Zoobia Shahnaz, de Nova York, se declarou culpada em novembro de 2018, por fornecer apoio em criptomoedas para o ISIS.

A justiça anunciou neste sábado (14), que Shahnaz enviou o montante para pessoas e grupos afiliados ao ISIS, do Paquistão, China e Turquia.

Os valores enviados foram arrecadados de forma fraudulenta.

Shahnaz usou cartões de créditos roubados para comprar cerca de US$62.000 em Bitcoin e outras criptomoedas.

A mulher planejava se mudar para a Síria para se juntar ao grupo ISIS. Em 2017, foi presa no aeroporto enquanto tentava embarcar para a Turquia, para depois ir para a Síria, segundo o Departamento de Justiça.

Um relatório divulgado no ano passo pelo Instituto de Pesquisa de Mídia do Oriente Médio, com sede em Washington, revelou que vários grupos terroristas utilizam o Telegram, aplicativo de mensagem, para aumentar as criptomoedas e ataques coordenados.

Os reguladores financeiros estão trabalhando para impedir que os terroristas usam criptomoedas para arrecadar fundos para os grupos.

O Grupo de Ação Financeira Internacional, que estabelece padrões globais para medidas contra lavam de dinheiro e financiamento do terrorismo, recomendou que os governos implementem políticas que exigem que as empresas compartilhem informações dos clientes entre si ao processar transações.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Homem-Bomba do Bitcoin recebe pena recorde no Mato Grosso
icon dezembro 19, 2024

Homem-Bomba do Bitcoin recebe pena recorde no Mato Grosso

Escrito por Thiago Barboza
Deutsche Bank Explora o Ethereum Layer-2
icon dezembro 19, 2024

Deutsche Bank está desenvolvendo rede L2 no Ethereum

Escrito por Ebo Victor
Hong Kong acelera licenciamento de exchanges de criptomoedas com quatro novas aprovações
icon dezembro 19, 2024

Hong Kong acelera licenciamento de exchanges cripto

Escrito por Ebo Victor