CADE reconhece que bancos prejudicam exchanges de bitcoin e pode reabrir inquérito

Em um despacho publicado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) na quarta-feira (13), a conselheira Lenisa Rodrigues Prado decidiu que os bancos prejudicam as exchanges de bitcoin ao encerrar, sem motivo, as contas de empresas do setor.

A decisão trata do processo aberto pela Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCDB) contra as instituições bancárias. Em decisão anterior, o órgão deu aval aos bancos e determinou o arquivamento do caso.

Contudo, Prado determinou a continuidade das investigações para apurar a conduta dos bancos e sugeriu ao Tribunal do órgão que seja aberto um processo administrativo.

De acordo com o despacho, “ não foram apresentadas justificativas razoáveis para legitimar o encerramento das contas correntes e a recusa em novas contratações” por parte dos bancos que detém posição dominante no mercado.

“Os fatos, as provas e as alegações contidas nos autos conformam indícios significativos de infrações à ordem econômica”, declara a conselheira.

Ao analisar o caso, Prado argumenta que o mercado bancário no Brasil é “concentrado” e que “se mais de um agente dentre os 5 grandes players adotarem condutas semelhantes afetaria mais da metade do mercado”, acrescentando que:

“Inclusive poderia induzir os concorrentes menores a adotarem condutas semelhantes […] Evidenciado, portanto, o fato que as corretoras de criptoativos estão sendo prejudicadas pelo encerramento e pela negativa de abertura de contas correntes.”

Em adição, a conselheira aponta que as corretoras de criptomoedas devem ter contas corrente em bancos para cumprir determinações de Receita Federal e atuar na prevenção contra crimes financeiros.

Diferente da decisão anterior da Superintendência Geral (SG), que optou pelo encerramento do inquérito administrativo por entender que não havia indícios de infração à ordem econômica nas medidas tomadas pelos bancos, Prado argumenta:

“Ora, se as contas correntes estão sendo arbitrariamente encerradas pelos bancos brasileiros, não será possível atender às exigências das leis voltadas a prevenir os crimes financeiros, especialmente a respeito da ‘lavagem de dinheiro’”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza