Governo quer a sua opinião sobre obrigação de informar transações com criptomoedas à Receita

O governo, por meio da Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia, abriu uma consulta pública para saber a opinião da população sobre a necessidade de informar à Receita Federal sobre transações com criptomoedas.

A iniciativa faz parte da agenda para a melhoria regulatória sobre o ambiente de investimentos no Brasil, e conta com diversos temas além da tributação dos criptoativos.

Descrita como um “instrumento de planejamento para auxiliar na identificação e organização de temas estratégicos que a serem acompanhados pela Camex no próximo biênio”, a medida busca saber especificamente a opinião da sociedade brasileira sobre:

“Obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB)”.

Desde a publicação da Instrução Normativa RFB N° 1.888, em maio de 2019, usuários e corretoras de criptomoedas devem prestar informações sobre suas atividades para fins tributários no Brasil.

Isso inclui declarar operações como compra e venda, permuta, doação, transferência e retiradas de criptoativos para exchanges, aluguel de criptoativos (semelhante ao aluguel de ações) e outras operações.

Recentemente a Receita divulgou um relatório que mostra que, das operações declaradas, os valores movimentados usando Ripple (XRP) ultrapassou o Bitcoin (BTC) no Brasil no primeiro trimestre de 2020.

De acordo com publicação no Diário Oficial da União, a Camex pretende, com a Consulta Pública, “prover o Governo Federal com informações para a tomada de decisão sobre o assunto”.

A iniciativa foi lançada na última quinta-feira (20) e conta com um prazo de 60 dias a partir desta data para que os interessados contribuam enviando suas manifestações conforme orientações disponíveis no site da Camex, na aba Consultas Públicas.

Camex

Composta por diversos órgãos, a Câmara do Comércio Exterior (Camex), tem como objetivo a formulação a adoção, a implementação e a coordenação de políticas e de atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, aos investimentos estrangeiros diretos, aos investimentos brasileiros no exterior e ao financiamento às exportações.

O órgão faz parte do Conselho de Governo da Presidência da República e visa promover o aumento da produtividade da economia brasileira e da competitividade internacional do país. Atualmente a taxa selic se situa em 2% ao ano, como informa o site criptos.com.br.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Coinbase
icon novembro 20, 2024

WBTC será removido da Coinbase em meio a crescimento do cbBTC

Escrito por João Victor
Suécia rotula exchanges de criptomoedas de "lavadoras de dinheiro profissionais"
icon novembro 20, 2024

Drex não será centralizado, afirma membro do Banco Central

Escrito por João Victor
Especialista diz o que podemos esperar para o bitcoin e o Ethereum em 2025
icon novembro 20, 2024

Especialista diz o que podemos esperar para o bitcoin e o Ethereum em 2025

Escrito por Sabrina Coin