Ripple investe US$ 10 milhões em inclusão financeira para os desbancarizados

ripple-xrp-finanças-economia-digital-dinheiro-soluções-bancos-desbancarizados

Ripple anunciou uma doação de US$ 10 milhões à Mercy Corps como investimento na inclusão financeira, visando levar soluções de finanças digitais à população desbancarizada. 

A iniciativa deve começar pela América Latina, de acordo com o comunicado oficial sobre a parceria anunciada durante a conferência anual Swell. 

O fundo Ripple Impact fez parceria com várias ONGs, universidades e parceiros da indústria de criptomoedas para trazer 1,7 bilhão de adultos sem conta bancária para o sistema financeiro global. 

A Mercy Corps é uma organização não governamental de ajuda humanitária que visa criar oportunidades econômicas em países onde o sistema financeiro não está funcionando adequadamente, e diz já ter ajudado na sobrevivência de mais de 220 milhões de pessoas através de tecnologias inovadoras. 

Sistema financeiro quebrado 

“O sistema financeiro existente é antiquado, falido e mal projetado para atender às necessidades daqueles em mercados emergentes, que são muitas vezes esquecidos pelos provedores de serviços financeiros”, diz a Ripple. “À medida que a pandemia estimula uma mudança crescente em direção aos pagamentos digitais, o número de pessoas sem acesso a serviços financeiros acessíveis só está crescendo.” 

Segundo Scott Onder, gerente sênior Diretor da Mercy Corps Ventures, o sistema financeiro existente exclui principalmente as mulheres.

Contudo, Onder afirma que tecnologias emergentes de fintech, criptomoedas e blockchain “têm o potencial de transformá-lo radicalmente”. 

Serviços acessíveis 

Através da parceria, a organização humanitária apoiará soluções que alavancam tecnologias financeiras digitais, como livros-razão distribuídos, ativos digitais e criptomoedas, para trazer um grande número de pessoas em mercados emergentes para a economia global em uma iniciativa de três anos. 

A Ripple já está trabalhando com a Mercy Corps Ventures para definir pilotos e investir em startups de fintech em estágio inicial no Sul Global e na América Latina. 

O objetivo da organização é alcançar 10 milhões de pessoas até 2030. 

“Vamos alavancar nossos recursos globais e alcance para garantir que as vozes da comunidade sejam ouvidas e que as populações vulneráveis não sejam deixadas para trás na revolução das fintech”, conclui.

 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

China
icon novembro 22, 2024

Presidente da China agora é favorável ao Bitcoin, afirma CEO da Bitcoin Magazine

Escrito por João Victor
Alta histórica do bitcoin liquida 160.000 traders
icon novembro 21, 2024

Alta histórica do bitcoin liquida 160.000 traders

Escrito por Sabrina Coin
Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin