Visa passa a usar criptomoedas para a liquidação de pagamentos

Startup e Visa lançam cartão de crédito com recompensa em bitcoin

A Visa anunciou hoje que processou com sucesso seu primeiro pagamento em criptomoeda. O pagamento foi feito em USDC, uma moeda digital estável e de grande potencial.

Assim, a gigante de pagamentos planeja apresentar esse novo recurso aos seus parceiros ainda este ano.

Visa faz uso do sistema Ethereum para processar pagamentos de criptomoedas

De acordo com informações, a Visa se associou a Crypto.com para tornar os pagamentos de criptomoedas mais eficientes. Assim, a plataforma enviará USDC para o endereço Ethereum da Visa, realizando o pagamento de todas as transações realizadas na rede Visa.

O anúncio descreve isso como “um pequeno passo para a plataforma de liquidação da Visa, um grande passo à frente para a integração de moedas fiduciárias digitais e tradicionais”.

O uso da blockchain Ethereum pela empresa elimina a necessidade de converter criptografia em moeda fiduciária antes que a transação seja concluída – basicamente, livrando-se das complexidades atuais para muitos negócios.

O diretor de produtos da Visa, Jack Forestell, explicou:

“As fintechs querem parceiros que entendam seus negócios e as complexidades dos fatores das moedas digitais. O anúncio de hoje é um marco importante em nossa capacidade de atender às necessidades das fintechs que gerenciam seus negócios em uma moeda estável ou criptomoeda”.

Assim, a companhia observa que seu sistema de pagamento lida, atualmente, com “bilhões de dólares” todos os dias. No futuro, a gigante do cartão de crédito busca “suportar a reconciliação e conversão de moeda para stablecoins como o USDC” e um “relatório de liquidação” para carteiras criptográficas.

Bitcoin pronto para se tornar popular

Notavelmente, a inclusão da Visa na indústria de criptomoedas não termina aí. O CEO da Visa, Al Kelly, indicou recentemente que a empresa está planejando adicionar suporte para compras de Bitcoins em suas credenciais.

Portanto, a mudança ocorre em um momento em que investidores institucionais como Mastercard, PayPal, MicroStrategy, Square, Tesla e outros adotaram o Bitcoin. 

Depois de investir espantosos US$1,5 bilhão, o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou há poucos dias que a fabricante de veículos elétricos aceitará pagamentos em Bitcoin.

O preço do Bitcoin reagiu positivamente ao anúncio. A maior criptomoeda do mundo está sendo negociada a US$58.271,02, alta de 3,60% no dia. Portanto, arriscamos dizer que a jogada ousada da Visa provavelmente levará o Bitcoin um passo mais perto da adoção convencional.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
Uniswap
icon maio 8, 2025

Uniswap: crise expõe disputa de poder na DAO

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon maio 14, 2025

Solana dispara e deixa Ethereum para trás em taxas

Escrito por Thiago Barboza