O gigante bancário britânico Standard Chartered está entrando na indústria de criptomoedas, e se junta à lista dos grandes bancos à se interessar pelo ecossistema.
A unidade de inovação e empreendimentos do banco, SC Ventures, está colaborando com um parceiro asiático para lançar uma plataforma de corretagem e câmbio de ativos digitais para clientes institucionais e corporativos no Reino Unido e na Europa.
Ele terá como alvo inicial o mercado europeu, conectando clientes institucionais às contrapartes, a fim de fornecer fundos com liquidez em Bitcoin, Ethereum e outros ativos digitais.
De acordo com o anúncio, o Standard Chartered está fazendo parceria com a principal empresa pública de fintech e ativos digitais na Ásia, BC Technology, que opera a bolsa de criptomoedas OSL licenciada em Hong Kong.
A expansão do banco com as criptomoedas representa mais um salto para a indústria. Com sede no Reino Unido, o Standard Chartered PLC ocupa a 43ª posição entre os bancos em todo o mundo e atualmente administra cerca de US$ 720 bilhões.
O chefe da SC Ventures, Alex Manson, quer garantir que a empresa esteja preparada para enfrentar a onda das criptomoedas, já que a adoção por parte de investidores institucionais continua a ver um aumento.
“Temos a forte convicção de que os ativos digitais vieram para ficar e serão adotados pelo mercado institucional como uma classe de ativos de alta relevância.
Estamos construindo uma infraestrutura de investimento segura e confiável:a Zodia Custody, que garantirá a custódia segura e compatível para investidores institucionais, a nova empresa fornecerá uma plataforma de corretagem e câmbio para permitir a adoção e negociação seguras pelos maiores e mais exigentes investidores do mundo. ”
Usman Ahmad, diretor de informações do BC Group, vai liderar a nova bolsa da joint venture. Sua estratégia é desenvolver uma base sólida que atrairá players maiores para o ecossistema.
“Com a capitalização de mercado total de ativos digitais acima de US$ 1 trilhão, a colaboração entre empresas líderes de mercado é fundamental para o desenvolvimento contínuo de uma infraestrutura de ativos digitais institucionais globais robustos.
A JV ajudará no amadurecimento do ecossistema de ativos digitais, combinando a experiência da OSL em conformidade regulamentar para o comércio de ativos digitais institucionais seguros com a capacidade comprovada da SC Ventures de desenvolver tecnologias futuras em bancos e finanças. ”
Em dezembro de 2020, a SC Ventures colaborou com a Northern Trust, uma empresa de gestão de patrimônio sediada em Illinois, para lançar a Zodia Custody, uma solução de custódia de nível institucional para ativos digitais.
O Standard Chartered também investiu no Metaco, uma solução de tecnologia de blockchain, em julho de 2020 e está colaborando com o Banco da Tailândia e a Autoridade Monetária de Hong Kong para explorar a interoperabilidade de razão distribuída para transferência de fundos internacionalmente.
Leia mais: O Bitcoin se aproxima de ‘cruz da morte’, que pode desencadear correção de 52%