A empresa de pagamentos financeiros Square e a companhia de infraestrutura de Bitcoin Blockstream estão se unindo para construir uma instalação de mineração de bitcoin movida a energia solar para reforçar a mineração verde da criptomoeda.
De acordo com os termos do contrato, a Square investirá R$25 milhões nas instalações, enquanto a Blockstream fornecerá know-how e o local para construir e gerenciar o projeto.
O anúncio ocorre no momento em que o impacto ambiental da mineração da maior criptomoeda do mundo está sob intensa discussão.
O aumento da utilização de energias não renováveis para mineração supostamente foi o gatilho para a Tesla interromper os pagamentos com a criptomoeda. O desenvolvimento pode ter assustado investidores institucionais que buscam investimentos verdes.
“Esperamos mostrar que uma instalação de mineração renovável no mundo real não só é possível, mas também provar empiricamente que o Bitcoin acelera o mundo em direção a um futuro sustentável”, disse Blockstream em um comunicado anunciando o projeto.
A Square tuitou que o empreendimento criará um “painel voltado ao público para servir como um estudo de caso transparente para energia renovável e mineração de bitcoin.
O empreendimento está de acordo com o entusiasmo do CEO Jack Dorsey pelo bitcoin. No sábado anterior, Dorsey, que também é CEO do Twitter, afirmou que largaria as suas empresas caso a criptomoeda precisasse mais dele.
“O Bitcoin mudou absolutamente tudo. Não acho que haja nada mais importante na minha vida para trabalhar.”
Leia mais: CEO da Kranken afirma que está pensando em ‘vender um rim’ para comprar Bitcoin barato