Tempos atrás, Peter Schiff, um entusiasta do ouro, realizou uma série de tweets direcionados ao CEO da Tesla, Elon Musk, afirmando que o metal seria a opção mais lógica para o comércio interplanetário com outras espécies, e que o Bitcoin sería inútil para essa finalidade.
As ideias de Peter se baseiam no princípio de que muito provavelmente o ouro é usado como reserva de valor em outras partes do universo devido a sua escassez observada ao menos em nosso sistema solar.
Contudo, o desenvolvimento das redes quânticas de comunicação podem fazer com que o Bitcoin se torne de fato uma moeda interplanetária ou intergalática, ou mesmo que possamos realizar comércio com outra criptomoeda padrão em nosso universo.
Nesse sentido, o Bitcoin poderia também continuar a ser utilizado em marte, que muito provavelmente abrigará a primeira colônia humana fora da terra.
Como isso é possível?
O emaranhamento quântico, um estranho fenômeno físico chamado por Albert Einstein de “ação fantasmagórica à distância”, é o responsável por proporcionar uma comunicação altamente segura em velocidades que superam a própria luz.
A ideia consiste em entrelaçar quanticamente duas partículas que podem ser separadas a grandes distâncias, de modo que a interação com uma delas provocará uma reação instantânea na outra sem qualquer tipo de atraso.
Para entender melhor esse fenômeno confira o vídeo do canal Ciência Todo Dia.
A comunicação quântica já é uma realidade. Em 2018 um grupo de cientistas chineses conseguiu realizar a comunicação a uma distância de 50 km, estabelecendo um novo recorde para a ciência.
Contudo, segundo Xiao-Hui Bao, chefe da equipe de cientistas chineses, “ainda há um longo caminho a percorrer para que um repetidor quântico funcione em situações reais de longa distância.”
Mas outros cientistas estimam que estamos a cerca de uma década para que esse tipo de comunicação se torne possível.
“As nuvens atômicas ainda não mantêm seus estados quânticos por tempo suficiente para permitir a ligação múltipla necessária em um repetidor quântico. Nosso grupo está trabalhando nisso, mas acho que uma verdadeira rede de internet quântica está a pelo menos uma década de distância.” – Afirmou o físico Jian-Wei Pan.
Dessa forma, poderemos estabelecer a comunicação interplanetária, permitindo que os nós da rede Bitcoin operem a maior rede monetária descentralizada da Terra, e quem sabe algum dia, do universo.
Mas e o ouro?
De fato, o metal precioso foi de grande importância para o desenvolvimento econômico da humanidade. Porém, ele pode não ser uma boa opção para o comércio interplanetário. Nada garante que o metal não seja abundante em outras partes do nosso universo.
É possível ainda que espécies mais desenvolvidas consigam sintetizar ouro em laboratório, algo que já é possível com a tecnologia humana, porém a um custo elevado.
Leia mais: Jogadores de grande clube holandes serão pagos em bitcoin