À medida que a adoção das criptomoedas entra em um estágio crescimento em escala mundial, as plataformas de serviços financeiros tradicionais estão tentando se adaptar ao novo ecossistema financeiro.
Para manter sua importância neste setor, processadores de pagamentos como Mastercard e Visa pretendem usar sua grande base de clientes e alcance internacional para se adaptar ao setor das criptomoedas.
Durante uma teleconferência de resultados ontem, o CEO da Mastercard, Michael Miebach, revelou que a empresa está desenvolvendo uma nova iniciativa para ajudar startups e uma plataforma de teste virtual para bancos centrais.
De acordo com Miebach, a indústria de criptomoedas ainda é um mercado relativamente novo e as pessoas estão curiosas para saber exatamente como ela funciona. Sua empresa planeja ser o elo que os ajudará a entender os casos de uso e os impactos.
“O que acreditamos fazer é trazer uma perspectiva para o mercado como um provedor de pagamento multimercado. Temos que estar neste espaço porque as pessoas estão em busca de respostas ”, disse o CEO.
Miebach observou que a empresa tem experiência em seu campo de atuação e está preparada para fornecer aos bancos centrais todos os serviços de que precisam, especialmente com a tendência de crescimento dos CBDCs.
“Todos esses países precisam fazer um trade-off entre a entrega existente de produtos financeiros e o que um CBDC está resolvendo, seja inclusão financeira ou pagamentos internacionais. Temos experiência com tudo isso ”, acrescentou.
Sobre as stablecoins, Miebach divulgou que a Mastercard em breve fornecerá suporte para essas transações, com a condição de que os emissores sigam estritamente os regulamentos financeiros e garantam a segurança dos usuários.
Apenas algumas semanas atrás, a Mastercard anunciou que havia feito uma parceria com o emissor do USDC stablecoin, o Circle, para testar as liquidações do USDC em sua plataforma.
Com vários investidores institucionais e individuais cada vez mais interessados em criptomoedas, facilitadores de pagamento como a Mastercard decidiram fornecer suporte para evitar a perda de seus clientes para os concorrentes.
No início deste ano, a empresa revelou que iria começar a apoiar várias criptomoedas, admitindo que elas se tornaram uma parte vital do setor de pagamentos. A iniciativa permitirá que mais de 900 milhões de usuários da Mastercard gastem seus criptoativos em todos os fornecedores da empresa.
Leia mais: Saudi Aramco, 3º maior empresa do mundo, pretende começar a minerar Bitcoin