Ações da Coinbase caem após ameaça de processo da SEC

As ações da Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, despencaram 11,63% após o fechamento na terça-feira, com a tendência negativa continuando hoje no pré-mercado.

De acordo com dados da Nasdaq as ações da empresa (COIN) caíram mais 2,93% até o momento. As ações começaram a despencar em meio a queda geral do mercado de criptomoedas, com a bolsa também sofrendo com a interrupção do serviço, resultando em atrasos e cancelamentos de transações.

O bitcoin caiu até 11% no mesmo dia em que El Salvador adotou a criptomoeda como moeda legal. Muitos outros criptoativos, incluindo Ethereum, Cardano, Binance Coin e Polkadot, também sofreram perdas de dois dígitos.

A bolsa disse que a interrupção foi causada por “um aumento repentino no tráfego da rede e na atividade do mercado”, com o serviço reiniciado por volta das 13h40 na terça-feira.

Na mira da SEC

As interrupções não eram a única preocupação da bolsa naquele dia. A Coinbase revelou que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está ameaçando levar a empresa para o tribunal por causa do lançamento do seu produto financeiro chamado Lend.

O programa de empréstimos pagaria aos proprietários de USD Coin (USDC), a segunda maior criptomoeda atrelada ao dólar norte-americano, 4% de juros sobre suas participações. Apesar de seis meses de discussão entre a Coinbase e a SEC, a agência agora parece considerar o produto uma security. Isso significa que seria necessário registrar o produto na agência regulamentadora.

Notavelmente, conforme apontado pela Coinbase, a SEC não forneceu à empresa qualquer explicação significativa de suas intenções.

“Uma relação regulatória saudável nunca deve deixar a indústria nesse tipo de dilema sem explicação”, escreveu o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, em um blog na noite de terça-feira.

Grewal acrescentou que a SEC ofereceu à Coinbase a apresentação de uma carta por escrito defendendo o empréstimo, “mas isso seria inútil quando não sabemos as razões por trás das preocupações da SEC”.

Como as coisas estão atualmente, a Coinbase disse que não lançará o Lend até pelo menos outubro, esperando por “clareza regulatória adicional”.

Leia mais: O bitcoin vai ser o ouro digital, afirma fundo do bilionário Bill Miller

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza