Relatório de pesquisa de mercado: BTC cai dos US $50.000, enquanto ETH se direciona a US $4.000 e SOL sobe em mais 50%

Índice
⦁ Volumes retornando ao mercado de criptomoedas
⦁ Setembro tem alguns bons eventos de relações públicas para BTC
⦁ Agosto viu compradores de BTC cada vez mais impacientes
⦁ ETH ultrapassa a consolidação de 3 meses à medida que as métricas continuam a impressionar
⦁ SOL sobe em mais 50% e alcança mais um máximo histórico

As semanas continuam a ficar cada vez melhores para o espaço das criptomoedas. Bitcoin, a maior criptomoeda por capitalização de mercado, atingiu um marco importante novamente ao chegar a US $50.000 e está confortavelmente acima dessa marca. O Bitcoin está agora apenas em torno de US $10.000 tímido de seu maior recorde de US $62.000 atingido em abril deste ano.

Mas não é apenas a principal criptomoeda que está fazendo grandes movimentos, pois Ethereum também atingiu um marco importante. A blockchain programável conseguiu quebrar a marca de US $4.000, pela segunda vez este ano. O valor de Ethereum dobrou desde 22 de junho.

Toda essa ação de preço fez com que o volume retornasse aos mercados de criptomoedas, o que, por sua vez, ajudou algumas das altcoins mais pequenas também a subir. Solana tem visto ganhos incríveis no último mês. Em 15 de agosto, estava avaliado em $44 por moeda, mas recentemente atingiu o maior recorde histórico de $148.

Esta ação das criptomoedas impressionantes está em contraste com os mercados tradicionais. Uma grande perda no relatório de empregos NFP de agosto fez com que os estoques caíssem na sexta-feira, encerrando uma semana de outra forma positiva. O S&P ganhou 0,6%, enquanto o Dow caiu 0,2% na semana, apesar de ambos os índices terem caído na sexta-feira. As ações de tecnologia ainda estavam fortes, no entanto, elevando o Nasdaq em 1,5% na semana.

As folhas de pagamento não agrícolas aumentaram em 235.000 em agosto, contra as expectativas de consenso de 720.000. A reação inicial do mercado foi de confusão e choque, já que o número foi um grande erro, mas os mercados começaram a se acalmar à medida que os investidores começaram a se inclinar para a narrativa de políticas mais acomodatícias.

O presidente do FED, Jerome Powell, enfatizou repetidamente a necessidade de dados mais sólidos sobre empregos antes que o banco central começasse a desfazer seu programa de compra de títulos e, portanto, o relatório decepcionante poderia alterar o gráfico de redução.

O dólar caiu até o nível 92, mas conseguiu salvar algumas perdas nas negociações asiáticas hoje, após duas semanas consecutivas de perdas desde a alta de 93,7. Com um relatório de trabalho tão fraco, porém, as expectativas são de que o dólar caia ainda mais, já que as expectativas de redução estão agora fora da água.

O ouro e a prata finalmente conseguiram ganhar algum movimento, com Prata tendo o melhor desempenho com um ganho de 3% para $24,75 e o Ouro finalmente avançando mais para o norte de $1.800 para $1.828.

O petróleo ficou brevemente acima de US $70, mas voltou a ficar abaixo de US $69, já que as atividades nos mercados tradicionais continuam sem brilho, uma vez que é feriado na América do Norte.

Dois bancos centrais devem se reunir esta semana para discutir as políticas de taxas de juros. São 7 de setembro do Banco da Reserva da Austrália e 8 de setembro do Banco do Canadá. As expectativas são de que ambos os bancos centrais permaneçam pacíficos, com a variante COVID Delta ainda a atormentar as economias.

Enquanto isso, na Ásia, o índice de ações Nikkei 225 do Japão continua cada vez mais forte, com alta de 1,6% hoje, depois da alta de 3,6% na semana passada, com a esperança de mais estímulo econômico da nova liderança iminente do Japão, após o atual primeiro-ministro Yoshihide Suga ter dito que iria demitir-se em um anúncio de choque.

O mercado de criptomoedas não sofreu com a tristeza do feriado nos EUA, já que o BTC do Rei das Criptomoedas finalmente reuniu poder de fogo suficiente para explodir em US $50.000. Os volumes de negociação estão começando a subir de volta para o cripto espaço, à medida que a classe de ativos continua a ofuscar o comércio tradicional.

Volumes retornando ao mercado de criptomoedas

Depois de esfriar por dois meses após atingir um pico em maio, o volume de câmbio à vista da criptogmoeda se recuperou e subiu acima de US $1 trilhão novamente em agosto, com o aumento mês a mês de 64% de julho a agosto. Este grande aumento é um sinal de que os investidores de curto prazo podem estar voltando ao mercado depois que o preço do BTC começou a se recuperar.

À medida que o volume de negociações começou a aumentar, grandes transações BTC de $100.000 ou mais aumentaram para uma alta correspondente de 5 semanas também, um sinal de que as negociações OTC e o uso de BTC para transações de grande valor continuam a aumentar, um bom indicador de adoção.

De acordo com os dados, os volumes nos mercados de derivativos BTC também aumentaram. O volume de BTC Futures subiu 17% em relação a julho, para US $1,73 trilhão em agosto, enquanto o volume de BTC Options mostrou um aumento ainda mais substancial, subindo 66% de US $10,72 bilhões para US $17,79 bilhões de julho a agosto. Embora esses números ainda estejam abaixo do pico de maio, eles certamente mostram que o interesse está voltando ao mercado de criptomoedas, e é provável que esse interesse continue à medida que notícias de adoção mais positivas são anunciadas pela mídia.

Um desses eventos é a lei de curso legal em El Salvador que entra em vigor amanhã, 7 de setembro.

Setembro tem alguns bons eventos de relações públicas para BTC

Com o BTC se tornando o curso legal na terça-feira, 7 de setembro, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou uma legislação criando um Bitcoin Trust de US $150 milhões para apoiar o desenvolvimento de infraestrutura e serviços de criptomoedas em todo o país. O governo também reservou US $23,3 milhões para a implantação de caixas eletrônicos criptografados e US $30 milhões para incentivar o uso da carteira estatal “Chivo”.

Outro evento que pode trazer muito mais atenção ao BTC e ao mercado de criptomoedas será a Conferência SALT, a ser realizada entre 13 e 15 de setembro, onde os famosos touros BTC Anthony Scaramucci e Cathie Wood devem subir ao palco para conversar sobre BTC e criptomoedas. SALT é um fórum global de liderança de pensamento e rede que abrange finanças, tecnologia e geopolítica e é frequentado por gestores e empreendedores de ativos líderes com os principais proprietários de ativos, consultores de investimento e especialistas em políticas. Há rumores de que os ex-candidatos à presidência dos EUA Jeb Bush e John Kerry vão comparecer na conferência. Outros palestrantes pró-criptomoedas influentes também estarão lá para explicar a importância das criptomoedas para os gerentes de investimento.

Enquanto isso, fora da Ásia, a japonesa SBI Holdings anunciou que lançará um BTC e um fundo de criptomoedas antes do final de novembro. O fundo pode chegar a várias centenas de milhões de dólares e incluirá BTC, ETH, XRP, LTC e outras criptomoedas. O SBI também acrescentou que se o primeiro fundo receber uma boa resposta, eles “agirão rapidamente” para oferecer um segundo fundo.

Agosto viu compradores de BTC cada vez mais impacientes

Todas as boas notícias e o retorno do volume de negociações provaram ser um bom suporte para o BTC, com compradores cada vez mais dispostos a fazer lances mais altos para colocar as mãos no cobiçado hedge contra a inflação.
No início da semana passada, assistiu-se a um grande aumento nas participações de BTC por hodlers de BTC, um sinal de que os detentores não estavam desistindo de apoiar o preço do BTC, apesar da ação do preço parecer bastante fraca.

Após um período de entradas moderadas de BTC após a liquidação de maio, a Coinbase viu uma grande saída de moedas. Isso traz o saldo total para pouco mais de 700k$ BTC. A última vez que o saldo da Coinbase BTC esteve neste nível foi em dezembro de 2017.

Em afirmação com a saída da Coinbase, o saldo do BTC em todas as bolsas também apresentou movimento semelhante, com o saldo voltando a cair acentuadamente após aumentar no final de abril, mostrando que o BTC está fluindo para fora de todas as outras bolsas no mesmo período. O saldo do BTC nas bolsas atingiu uma nova baixa de dois anos de 2.486.418.983 unidades, ainda mais baixa do que a mínima realizada em abril, retomando sua tendência de baixa.

Em uma tendência semelhante à do BTC, o saldo de ETH nas bolsas também continua diminuindo. Na verdade, o saldo cambial de ETH nem mesmo aumentou de forma significativa durante a correção do mercado entre maio e julho, um sinal de que os investidores em ETH poderiam estar muito mais comprometidos em manter ETH no longo prazo.

ETH ultrapassa a consolidação de 3 meses à medida que as métricas continuam a impressionar

ETH liderou a alta do mercado na semana passada, depois de explodir a partir da resistência de $3.377 que teve seu preço limitado no mês passado. Esse rompimento era iminente, pois as métricas de ETH estavam melhorando aos trancos e barrancos desde o London Fork. Além do que mencionamos em nosso relatório da semana passada, outras métricas, como balanços de mineração, também mostraram uma reviravolta completa desde meados de agosto, com o acúmulo de ETH pelos mineradores triplicando desde o ponto mais baixo de julho de 81.512 unidades para 243.000 unidades atualmente, um máximo de três anos. Isso mostra como os mineradores estão otimistas sobre o preço de ETH após o sucesso da atualização de Londres, e essa alta inevitavelmente se traduziu em uma rápida valorização do preço.

Além dos mineradores, a métrica de endereços diferentes de zero para ETH também está mostrando sinais positivos, já que o número começou a aumentar novamente após uma pausa nos últimos dois meses, um sinal de que ETH está vendo novos participantes entrando no mercado para comprar, o que implica que a adoção do mercado de massa retomou a sua tendência de alta. Isso é um bom presságio para a contínua valorização dos preços de ETH.

SOL sobe em mais 50% e alcança mais um máximo histórico

O mercado de altcoin está testemunhando algumas tentativas de fuga depois que o BTC subiu acima de US $51.000 no início do comércio asiático de hoje, depois de uma semana tranquila na semana passada, uma vez que a atenção dos investidores estava toda em um token específico chamado Solana (SOL).

Parecia que SOL havia sugado a liquidez de todas as outras altcoins após sua tremenda corrida desde o início de agosto, continuando a ver os juros crescentes se traduzirem em um aumento contínuo no preço. SOL se tornou uma lenda nas últimas 2 semanas com sua ascensão meteórica de mais de 150% desde que destruiu seu ATH. Isso colocou firmemente o SOL no top ten das criptomoedas, com ele agora colocado no número 8 como a blockchain alternativa de contratos inteligentes mais notável próximo ao ETH.

Em uma base mês a mês, a SOL cresceu mais de 700% devido a interesses explosivos de desenvolvedores e projetos baseados nela, bem como parcerias e integrações. Na semana passada, SOL se integrou ao LINK, enquanto a semana passada viu a plataforma de streaming de música baseada em blockchain Audius, que recentemente fez parceria com a TikTok, lançando NFTs baseados em SOL em sua plataforma para seus usuários. Além disso, um encontro entre os membros da equipe do SOL e o jogo NFT top play-to-earn, Axie Infinity, também gerou especulações entre os traders sobre uma possível mudança para o SOL, estendendo ainda mais os ganhos do SOL conforme os traders entraram no novo hot token.

Enquanto isso, outras altcoins podem ter a chance de recuperar o atraso nesta semana, já que o movimento do SOL começa a diminuir. Um desses candidatos poderia ser XRP, que os observadores do processo notam que o juiz parece cada vez mais irritado com a SEC – uma situação que pode ser favorável para Ripple. A japonesa Rakuten anunciou que retomará as negociações com margem XRP a partir de 8 de setembro, o que pode trazer alguns novos negociadores de margem do Japão. O Japão é bem conhecido por seus investidores de varejo que estão aptos a usar a margem para obter ganhos consistentes e a Rakuten é a maior bolsa de varejo de criptomoeda do Japão.

O BTC finalmente superou os US $50.000 por um breve momento, e apesar da queda recente, pode colocar o vento sob as asas das altcoins e impulsionar ainda mais o mercado esta semana.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

preço btc
icon fevereiro 3, 2025

Bitcoin luta por suporte enquanto dominância atinge nova alta

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon janeiro 29, 2025

O Sui (SUI) pode superar os US$ 5?

Escrito por Ebo Victor
XRP
icon janeiro 16, 2025

Preço do XRP hoje: análise técnica e contexto macro – 16/01/2024

Escrito por Luca Valente