Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, a maior exchange de criptomoedas por volume de negociação do mundo, admitiu que a bolsa precisa de uma entidade centralizada para satisfazer os reguladores em todo o mundo.
“Percebemos que precisamos de uma entidade centralizada para trabalhar bem com os reguladores”, disse CZ em uma entrevista ao South China Morning Post, acrescentando que a empresa precisa ter “registros claros” da propriedade das partes interessadas e controles de risco.
A admissão ocorre após um longo e prolongado verão de controvérsias para a Binance, que viu reguladores de todo o mundo buscarem a exchange para operar sem as licenças necessárias. A Binance tem um relacionamento complicado com os reguladores mundiais de serviços financeiros. Neste verão, os reguladores do Reino Unido, Itália, Ilhas Cayman, Malásia, Holanda, Cingapura e Japão, todos expressaram críticas contra a empresa.
O Banco Central Holandês e a Agência de Serviços Financeiros do Japão emitiram advertências ao consumidor sobre o Binance. A Autoridade Monetária das Ilhas Cayman e a Consob da Itália disseram que a bolsa não está licenciada em suas respectivas jurisdições. A Malaysia Securities Commission recentemente tomou medidas coercitivas contra a Binance por operar ilegalmente no país.
Em Cingapura, onde vive CZ, a Autoridade Monetária do país disse que o Binance não está licenciada no momento, mas isto está em andamento. Um porta-voz do regulador disse que empresas semelhantes tiveram seus pedidos rejeitados.
No Reino Unido, a Autoridade de Conduta Financeira emitiu pela primeira vez um alerta ao consumidor sobre a Binance Markets Limited (BML) em junho. A BML é uma empresa Binance adquirida para possuir e operar uma bolsa de criptomoedas sob medida no Reino Unido. Desde então, a FCA disse que a empresa não pode ser regulamentada.
“A FCA considera que as respostas da empresa foram incompletas e incluíram recusas diretas de fornecimento de informações. Isso inclui falhas em fornecer detalhes sobre como a empresa e o Grupo estão organizados ”, disse a FCA em agosto.
Em qualquer caso, este compromisso representa um afastamento das declarações anteriores de CZ sobre a necessidade de um escritório central. Durante o Ethereal Summit deste ano em maio, CZ disse que a Binance operava sem uma sede.
“A definição de todas as pessoas sobre a sede de uma empresa é um pouco diferente. Nossa equipe de liderança não está sentada em um escritório, não temos um lugar claro para onde podemos ir”, acrescentou.
Claro, não há controvérsia sobre a definição da sede de uma empresa. Eles são os principais diretores de negócios, geralmente registrados legalmente como o endereço de onde a empresa opera.
Leia mais: Pacote de gastos dos EUA devem incidir impostos sobre criptomoedas