O mundialmente famoso denunciante dos Estados Unidos, Edward Snowden, usou o Twitter para criticar o conceito de moedas digitais do banco central (CBDC) e, em particular, aquela que o Fed Reserve poderá lançar no futuro.
Snowden chama o CBDC de “perversão” e “moeda criptofascista”
Snowden acredita que se o Fed Reserve emitir um CBDC (o chamado “FedCoin”), ele será usado para reduzir a zero as economias dos trabalhadores americanos comuns, apesar de chamá-lo oficialmente de “ferramenta de política útil”.
O denunciante twittou isso depois de compartilhar uma captura de tela de um artigo do NYT sobre a CBDC.
Nele, o Dr. Prasad escreveu que o Fed pode impor uma taxa de juros negativa sobre os saldos eletrônicos do CBDC na conta de cada pessoa para estimular o proprietário a gastar CBDCs mais rapidamente e para que as empresas invistam seus dólares digitais.
Em seus outros tweets recentes, Snowden é definitivo que os fundos que serão armazenados no CBDC em uma conta bancária por um cidadão americano médio não pertencerão realmente a eles, já que será o Fed Reserve quem decidirá “se e como você pode gastar”.
Um tweet mais severo de Snowden afirma que um CBDC é uma “perversão da criptomoeda” e até mesmo “uma moeda criptofascista”, já que o Estado estará no centro de todas as transações.
“Um CBDC é uma perversão da criptomoeda, ou pelo menos seus princípios e protocolos fundadores – uma moeda criptofascista, expressamente projetada para negar a você a propriedade básica de seu dinheiro, instalando o Estado no centro de cada transação.”
A China tornou o Bitcoin mais forte, diz Snowden
No entanto, Snowden acredita no Bitcoin como um novo dinheiro para o futuro mundo livre e elogia a criptografia carro-chefe.
Recentemente, ele twittou que, apesar da nova proibição chinesa, a moeda digital líder se tornou ainda mais forte e ainda está em alta de cerca de 10% apesar dos esforços globais conjuntos dos governos contra ela.
LEIA MAIS: Vitalik Buterin critica a política de adoção obrigatória de Bitcoin do presidente de El Salvador