Os reguladores devem agir rapidamente para evitar o risco iminente representado por ativos de criptomoeda, como o Bitcoin, para o setor financeiro, de acordo com Jon Cunliffe, vice-governador de estabilidade financeira do Banco da Inglaterra.
Como o principal ativo criptográfico, Cunliffe disse que o Bitcoin carrega o maior risco. Ele alertou ainda que a volatilidade da criptomoeda – a principal preocupação dos reguladores – poderia atingir o mercado financeiro tradicional.
Embora os criptoativos não sejam uma ameaça ao risco de estabilidade financeira no momento, o mercado está crescendo rapidamente a cada dia, e uma parte significativa do crescimento envolve a integração com o sistema financeiro tradicional.
“Portanto, o ponto em que eles representam um risco está se aproximando. Acho que os reguladores e legisladores precisam pensar muito sobre isso.”
CBDCs e Stablecoins menos arriscados que Bitcoin
As criptomoedas de propriedade privada, como a Novi stablecoin emitida pelo recentemente renomeado Meta, são menos ameaçadoras do que as criptomoedas de cadeia aberta, de acordo com Cunliffe. Como tal, eles atualmente exigem menos escrutínio dos reguladores.
“Existem propostas para novos jogadores que não são bancos, incluindo algumas das grandes plataformas de tecnologia e algumas das plataformas de mídia social, para vir ao mundo e emitir seu dinheiro.
Mas acho que essas propostas ainda não existem em escala, então não acho que estejamos atrás da curva aqui.”
Cunliffe disse ainda que os CBDCs e stablecoins não são tão arriscados quanto as criptomoedas, uma vez que podem ser totalmente regulados e lastreados por moedas fiduciárias, como a libra, para controlar a volatilidade. A natureza dos CBDCs, acrescentou Cunliffe, possibilita ao Banco da Inglaterra considerar a introdução de uma libra digital.
“O motivo que devemos considerar, por que estamos explorando ativamente a introdução da forma digital da libra digital do dinheiro do Banco da Inglaterra, é que vivemos e a forma como fazemos transações está mudando o tempo todo.”
A notícia chega poucos dias depois que um alto funcionário da Comissão Europeia disse que todos os estados membros deveriam estabelecer um quadro regulamentar comum para criptoativos e DeFi antes do final de novembro de 2021.
Falando durante uma conferência virtual, Mairead McGuinness Comissária da UE para estabilidade financeira acrescentou que os Estados membros estão avançando no projeto geral atualmente em negociação.
A moeda deve ser segura para uso
Cunliffe concluiu que o Banco da Inglaterra acabará priorizando a forma mais segura de dinheiro para uso diário pelo público em geral, famílias e empresas.
“Essa é a questão que vamos explorar nesta força-tarefa entre o Tesouro e o Banco da Inglaterra no próximo ano.”
LEIA MAIS: Bitcoin faz o maior fechamento de velas diário/semanal da história