FMI afirma que o rápido crescimento do Bitcoin e criptoativos representa riscos para a proteção do consumidor e integridade financeira

fmi-criptomoeda-cbdc-moeda-digital-global-universal-dólar-sistema-financeiro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está emitindo um alerta aos investidores de que o boom das criptomoedas deste ano pode representar riscos para sua estabilidade financeira.

Em uma nova postagem de blog, o FMI diz que, embora o setor tenha crescido dez vezes desde 2020, os investidores ainda podem sucumbir a criptoativos fraudulentos ou projetos abandonados, já que o mercado de ativos digitais ainda não está regulamentado.

“Os riscos de proteção ao consumidor permanecem substanciais devido à divulgação e supervisão limitadas ou inadequadas. Por exemplo, mais de 16.000 tokens foram listados em várias trocas e cerca de 9.000 existem hoje, enquanto o restante desapareceu de alguma forma.

Por exemplo, muitos deles não têm volumes ou os desenvolvedores abandonaram o projeto. Alguns provavelmente foram criados exclusivamente para fins de especulação ou mesmo fraude absoluta.”

FMI aponta para perigo para a política monetária

O FMI acrescenta que um ritmo acelerado de adoção de criptomoedas pode afetar a capacidade do banco central de uma nação de influenciar a política monetária.

“Olhando para o futuro, a adoção rápida e generalizada pode representar desafios significativos ao reforçar as forças de dolarização na economia – ou, neste caso, a criptonização – onde os residentes começam a usar cripto-ativos em vez da moeda local.

A criptonização pode reduzir a capacidade dos bancos centrais de implementar efetivamente a política monetária. Também pode criar riscos de estabilidade financeira, por exemplo, por meio de financiamento e riscos de solvência decorrentes de descasamentos de moedas.”

O FMI também alerta que as criptomoedas podem ser usadas para evitar impostos e também têm o potencial de diminuir os lucros do governo com a emissão de moeda.

“As ameaças à política fiscal também podem se intensificar, dado o potencial de cripto ativos para facilitar a evasão fiscal. E a senhoriagem (os lucros provenientes do direito de emitir moeda) também pode diminuir. 

O aumento da demanda por ativos criptográficos também pode facilitar as saídas de capital que afetam o mercado de câmbio estrangeiro.”

LEIA MAIS: Após 6 horas fora do ar, WhatsApp, Facebook e Instagram voltam com instabilidade

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza