A Invesco, uma empresa de investimentos dos EUA com cerca de US$ 1,3 trilhão em ativos sob gestão, fez parceria com o provedor de índices de criptomoedas CoinShares para lançar seu primeiro produto europeu, um ETP lastreado em bitcoin.
Listado na Deutsche Börse Xetra, o mercado de ações da Alemanha para ações e fundos negociados em bolsa, o Invesco Physical Bitcoin ETP (BTIC) é 100% garantido por participações em bitcoin.
A BTIC rastreia o índice de referência do bitcoin da CoinShares para fornecer seu desempenho de preço, menos uma taxa anual fixa de 0,99%. Os serviços de custódia para o novo produto são fornecidos pela Zodia Custody, uma empresa de ativos digitais sediada no Reino Unido, registrada na Financial Conduct Authority (FCA).
A Invesco foi uma das primeiras empresas dos EUA a se inscrever para um ETF de futuros Bitcoin em agosto, logo após o presidente da Comissão de Segurança e Câmbio (SEC) Gary Gensler, indicar uma preferência por tal produto em vez de um Bitcoin ETF físico vinculado ao cripto-ativo.
Comentando sobre a decisão de optar por um ETP de Bitcoin na Europa em vez de um produto baseado em futuros de Bitcoin, Gary Buxton, chefe de ETFs EMEA e estratégias indexadas da Invesco, afirmou que “Bitcoin físico é um mercado mais observável”.
“Uma de nossas preocupações era a profundidade da liquidez sintética, bem como o que isso pode causar nas avaliações ao longo do tempo, algo com o qual não estávamos totalmente confortáveis”, disse Buxton em entrevista ao ETF Stream.
Ele revelou ainda que o BTIC está a trabalhar desde meados de 2018 com a Invesco para “tentar estruturar um produto que parecesse, do ponto de vista institucional, o mais próximo possível de um ETF tradicional”.
De acordo com Buxton, a maioria das discussões que a Invesco manteve com os clientes foram sobre maneiras de obter exposição à criptomoeda líder e como se sentir confortável com sua avaliação.
Enquanto isso, no mercado doméstico, a Invesco ainda espera obter a aprovação para seu pedido de um ETF spot de Bitcoin apresentado em conjunto com o Galaxy Digital em setembro. No entanto, como a SEC ainda não deu o sinal verde para tal produto, uma mudança para o Bitcoin ETP europeu pode ser uma alternativa.
Leia mais: Endereços de Bitcoin com saldo positivo aumenta para 39 milhões