Espera-se que a rede Polygon e o token MATIC recebam sua própria implementação da tão esperada atualização Ethereum EIP-1559, que vai introduzir um mecanismo de redução de taxas e remover o processamento de transações baseadas em leilão.
Taxa base e mecanismo de queima
A introdução do mecanismo de queima de taxas da Ethereum mudou totalmente a tokenômica da Ethereum e afetou bastante o desempenho da moeda no mercado.
Após discussão na comunidade, a rede Polygon decidiu testar a atualização altamente solicitada no testnet de Mumbai.
A atualização EIP-1559 remove o mecanismo de transação tradicional do tipo leilão e adiciona a taxa básica para todas as transações e a taxa de prioridade, que será usada para acelerar as transações durante os períodos de congestionamento. A taxa básica será queimada da mesma forma que na rede Ethereum.
Funcionalidade dApps de Polygon
Polygon dApps só se beneficiará com a atualização, de acordo com blogs de desenvolvedores. A remoção de uma estrutura de taxas baseada em leilão permitirá que os usuários utilizem dApps com taxas mais previsíveis.
Isso afetará o preço do MATIC?
A oferta simbólica da MATIC está atualmente fixada em 10 bilhões, o que significa que a redução da oferta certamente terá um efeito deflacionário em termos de oferta. Mas o mecanismo de cobrança de taxas não significa necessariamente um aumento contínuo de valor.
A ação do preço para cada ativo está ligada à sua usabilidade, valor fundamental e interesse especulativo.
Se todos os critérios mencionados forem atendidos, o efeito deflacionário pode, de fato, fornecer um resultado de mercado positivo.
Validadores e delegadores também serão afetados pela próxima atualização. Todas as recompensas na rede estão sendo distribuídas em token MATIC, que se tornará deflacionário.
Após a implementação da atualização, os desenvolvedores esperam que a rede fique menos congestionada devido ao aumento automático da taxa básica.
Depois que cada bloco ficar cheio, a próxima transação exigirá uma taxa maior que removerá as transações de spam da rede e reduzirá a carga geral.
LEIA MAIS: A inflação é o problema e o Bitcoin é a solução, afirma Saylor da MicroStrategy