A Nvidia Corporation, empresa de hardware para processamento gráfico, fez um anúncio na última terça-feira (4). Durante o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, a Nvidia comunicou que distribuirá gratuitamente um software que constrói mundos virtuais, os chamados metaversos.
A princípio, a empresa irá distribuir a nova aplicação apenas para artistas e criadores de conteúdo digital. Ao passo que, eles poderão vender suas criações em vários mercados e bibliotecas de conteúdo do novo software. No anúncio, a Nvidia também afirmou que fez acordos com vários mercados onde esses artistas já vendem seus conteúdos convencionais.
No entanto, a aplicação não será gratuita para sempre. Em um segundo momento, as licenças anuais do software “Omniverse” serão vendidas por preços a partir de US $ 9.000. A empresa terá os clientes corporativos como público alvo.
Metaverso é um termo relativamente novo e usado para se referir a mundos virtuais. Neles, viveríamos uma experiência de imersão com ajuda de óculos ou lentes de realidade aumentada e virtual. De acordo com os criadores do conceito, nesse ambiente poderíamos jogar, trabalhar e viver.
Ao que parece, o principal objetivo da Nvidia com a ação é confirmar sua posição de liderança nesse mercado. A empresa pretende ser a principal em hardware gráfico para o metaverso. Além disso, pretende lançar um conjunto de softwares para criar e vender conteúdo digital em mundos virtuais.
Como resultado, essa nova oportunidade de negócio ajudou as ações da Nvidia a mais que dobrar de valor em 2021.
Leia mais: Airbnb em breve poderá adicionar suporte para pagamentos em criptomoedas