Na última quinta-feira (13), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que pretende dar desconto de 10% para quem pagar o seu IPTU com Bitcoin. Ele falou sobre o assunto em palestra durante o Rio Innovation Week.
Atualmente, os cariocas conseguem até 7% de desconto no imposto se atenderem a certos pré requisitos. Em breve, quem pagar em Bitcoin o seu IPTU pode ter até 10% de desconto.
Além disso, Paes revelou que pretende investir uma porcentagem do Tesouro do estado em criptomoedas. Assim, a iniciativa tornará o Rio de Janeiro a primeira metrópole a ter Bitcoin como reserva do Tesouro na América do Sul.
Nesta sexta-feira (14), será publicado um decreto no Diário Oficial do Rio de Janeiro estabelecendo um grupo de trabalho para comprar Bitcoin para a reserva da cidade.
Segundo o prefeito, o governo tem um papel importante no incentivo da modernização do estado. Por isso, a empresas do segmento tech terão isenção fiscal nas áreas de Porto Maravalley e Porto Maravilha.
Durante o evento, o chefe do executivo carioca também anunciou a chegada da Cripto Rio. No entanto, Paes não divulgou mais detalhes sobre a iniciativa.
O Rio Innovation Week também contou com a participação do prefeito de Miami, Francis Suarez. Na ocasião, o político entusiasta do Bitcoin falou sobre os desafios em transformar as cidades em polos tecnológicos.
Do mesmo modo que o Rio, Suarez também abaixou impostos e criou incentivos. Com isso, diversas empresas que antes estavam sediadas no Vale do Silício, se mudaram para Miami.
A expectativa do prefeito carioca é que empresas do setor migrem para o estado. No entanto, Paes não divulgou que tipo de incentivos essas empresas terão por parte da prefeitura para estar fazendo esse movimento.
Leia mais: Charles Hoskinson fala sobre rumos da Cardano em entrevista