Vitalik Buterin, criador do Ethereum, se direcionou ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, em seu Twitter na sexta-feira, pedindo para que cessem as tensões na fronteira com a Ucrânia.
A mensagem de Vitalik veio no momento em que a tensão ucraniana continua a aumentar, quando uma força militar russa maciça cerca o país em três lados, e os esforços diplomáticos fracassam.
Vitalik, que foi criado em Toronto por imigrantes russos, normalmente tuíta em inglês, mas na manhã de sexta-feira usou sua língua nativa para dizer que uma invasão prejudicaria os dois países e a humanidade como um todo.
Vitalik acrescentou que a escolha de evitar a guerra depende inteiramente de Putin e do Kremlin.
“Um ataque à Ucrânia só pode prejudicar a Rússia, a Ucrânia e a humanidade.
Se a situação retornará a um caminho pacífico ou haverá uma guerra agora pode ser decidido não por Zelensky, não pela OTAN, mas pelo @KremlinRussia
Espero que escolham sabiamente.”
Em seu tweet, Vitalik marcou a conta do Twitter do Kremlin. O perfil ainda não respondeu ao fundador do Ethereum.
Vitalik e Putin
Esta não é a primeira interação de Buterin com Putin. Em 2017, ele conheceu brevemente o presidente russo pessoalmente como parte de um esforço mais amplo para promover o Ethereum no país.
Mais recentemente, o pai de Vitalik, Dmitry, intensificou as críticas ao regime de Putin, descrevendo o presidente russo como um assassino da KGB em uma entrevista.
Tanto Vitalik quanto seu pai descreveram sua paixão pelo Ethereum como impulsionada em parte pelo desejo de promover a democracia, a descentralização e a liberdade.
Atualmente, o Ethereum (ETH) é a segunda maior criptomoeda em capitalização de mercado, avaliada em cerca de US$ 344 bilhões.
Atualmente, a Rússia está discutindo a regulamentação do mercado de criptomoedas.
Apesar dos pedidos de proibição do mercado por parte do Banco Central, o poder executivo e outros órgãos demonstraram interesse em propor uma regulamentação aberta.
Qual sua opinião sobre as falas de Vitalik? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Os Simpsons previram o metaverso e o fim de todas as criptomoedas (veja o vídeo)