A Exxon Mobil Corporation está testando um programa piloto para direcionar parte da extração de gás para a mineração de bitcoin, de acordo com fontes da Bloomberg.
A mineração de Bitcoin por parte de empresas que lidam com energia está se tornando uma atividade cada vez mais comum no mercado.
Em várias usinas, ou locais de extração de petróleo e gás, uma parte da energia acaba sendo desperdiçada ou inutilizada por conta de características inerentes a este mercado.
Dessa forma, direcionar esse potencial energético para a mineração fornece uma fonte de receita extra para essas empresas.
O relatório afirma que a gigante do petróleo Exxon Mobil é parceira da empresa Crusoe Energy Systems, e o piloto está supostamente ocorrendo em Dakota do Norte, na bacia de xisto de Bakken.
A Crusoe Energy é uma companhia que fornece às empresas de petróleo e gás uma solução para a queima de gás natural.
A queima de gás natural ocorre quando uma empresa de petróleo ou gás processa óleo de xisto e o processo de extração de petróleo libera o excesso de gás que normalmente é queimado.
Algumas empresas de petróleo encontraram maneiras de converter o gás flare em energia útil, que pode ser direcionada para a mineração de bitcoin.
As fontes afirmaram que a Exxon Mobil está considerando a adição de programas piloto que aproveitam o gás excedente para minerar bitcoin em quatro países diferentes.
“A Exxon, a maior produtora de petróleo dos EUA, está considerando pilotos semelhantes no Alasca, o Terminal Qua Iboe na Nigéria, o campo de xisto de Vaca Muerta na Argentina, Guiana e Alemanha […]”, observa o relatório de Malik.
Em agosto de 2020, a Arcane Research vazou várias capturas de tela da empresa de energia de capital aberto Equinor.
De acordo com o relatório, a empresa estatal norueguesa de energia Equinor também estava trabalhando com a Crusoe Energy Solutions.
Alegadamente, a colaboração da Equinor com Crusoe em Dakota do Norte estava focada na redução da queima de operações de petróleo por meio da mineração de bitcoin.
Além da Equinor e da Exxon, relatórios em meados de fevereiro indicaram que a Conocophillips estava supostamente “vendendo gás extra para mineradores de bitcoin em Dakota do Norte”.
O relatório da CNBC disse que a Conocophillips também estava trabalhando em um piloto na região da bacia de xisto de Bakken.
MacKenzie Sigalos escreveu que a Conocophillips não divulgou “para qual mineradora de bitcoin ela vende, nem há quanto tempo o projeto piloto está em andamento”.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: O Bitcoin (BTC) é uma proteção contra catástrofes financeiras e colapsos econômicos