De acordo com um estudo publicado recentemente pela Merchant Machine, as carteiras móveis de ativos digitais e serviços financeiros devem alcançar cerca 4,4 bilhões de usuários até 2024, caso o mercado siga crescendo na sua impressionante taxa atual.
O uso de carteiras móveis cresceu muito desde o início de 2020 e um estudo publicado pela Merchant Machine prevê que o crescimento continuará.
Os pesquisadores observam que, desde 2015, a receita total gerada por aplicativos de carteira móvel triplicou.
“A segurança, proteção e conveniência das carteiras digitais, bem como a popularidade dos smartphones e a digitalização geral da sociedade, estavam entre as principais razões para a popularidade desse método”, detalha o estudo da Merchant Machine.
A principal carteira móvel usada em todo o mundo hoje é Alipay com 650 milhões de usuários e a segunda mais popular é Wechat com 550 milhões. A Alipay e Wechat foram seguidos por Apple Pay (507M), Google Pay (421M) e Paypal (377M).
Enquanto os cartões de crédito, cartões de débito, transferências bancárias e dinheiro na entrega caíram em uso.
“Além das carteiras móveis, o único método de pagamento que verá um aumento na popularidade entre os consumidores é o compre agora, pague depois, como Klarna ou Clearpay”, observa o estudo.
“Esses métodos são particularmente populares entre os usuários dos Millennials e da Geração Z devido à possibilidade de dividir o custo em parcelas mensais.”
A China assume a primeira posição em termos de adoção, Gartner espera que 20% das empresas usem moedas digitais até 2024.
Em termos de adoção de carteira móvel, a China classificou a maior porcentagem de pagamentos sem contato digitais ou tap-to-pay.
A China foi seguida pela Dinamarca, Índia, Coreia do Sul, Suécia, Estados Unidos e Canadá.
“O uso comum de pagamentos sem contato na China se deve à sociedade que utiliza soluções tecnológicas em todos os aspectos de sua vida”, explicam os pesquisadores.
Os pesquisadores da Merchant Machine não esperam que o crescimento pare e, até 2024, as estimativas indicam que 4,4 bilhões ou aproximadamente metade da população global estará usando aplicativos de carteira móvel.
As descobertas do estudo estão alinhadas com a pesquisa do Gartner, que estima que 20% das empresas ou grandes entidades corporativas usarão moedas digitais para pagamentos até 2024.
Certamente, a adoção das carteiras digitais terá impacto no mercado de criptoativos, que já são muito negociados em aplicações digitais, como o Paypal.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Exxon Mobil, gigante do petróleo e gás, planeja entrar na mineração