Ray Dalio: Bitcoin não é um bom concorrente para o ouro

Ray Dalio é um dos principais nomes do mundo dos investimentos.

O bilionário é o rosto por trás de um dos maiores fundos de hedge do mundo, a Bridgewater Associates. 

Dalio também tem chamado atenção no mercado de criptomoedas por conta de sua postura positiva em relação ao Bitcoin. Isso porque o investidor enxerga e reconhece o potencial da criptomoeda na última década. 

Conforme observado por Dalio,  a oferta finita do Bitcoin o torna semelhante a outros hedges de inflação, como o ouro. 

Mas isso não quer dizer que o investidor os bancos aceitando a criptomoeda primária. Afinal, o BTC ainda precisa vencer algumas barreiras, como  privacidade e proibição de usos em alguns países.

“Ainda assim, há problemas com eles. As transações podem ser rastreadas, portanto, a privacidade é um problema. Eles podem ser controlados, podem ser encerrados, podem ser tornados ilegais, o que tende a ocorrer em momentos em que podem ser ameaças à moeda alternativa. Então, eu não acho que eles serão mantidos como reservas do banco central por várias razões”, disse ele.

Bitcoin não é um bom concorrente para o ouro

Apesar de ser um investidor de bitcoin, Dalio apontou que o metal amarelo faz um trabalho melhor como um hedge contra a inflação.

Além disso, o bilionário  argumentou que o valor total de mercado do bitcoin é menor que o da Microsoft. Isso tornaria o BTC menos desejável para armazenar riqueza em comparação com o ouro.

“Acho que o ambiente em que estamos é um ambiente em que existe o risco de confisco político ou qualquer outra forma de confisco. Acho que o ouro faz um trabalho melhor, mas como eu disse, estamos nesse novo ambiente e isso pode incluir NFTs e todo tipo de coisa”. 

A grande expectativa de Dalio é o crescimento da indústria de ativos digitais para os próximos 10 anos. 

“É um concorrente, mas acho que em termos de qualidades, não é um concorrente tão bom… Mas vamos descobrir essas coisas. Vai evoluir nos próximos 5 a 10 anos”.

O mais importante no mundo dos investimentos é diversificar

De acordo com Dalio, com o nosso ambiente econômico atual, a diversificação é um passo muito importante. 

Sendo assim, é necessário que investidores tenham  criptomoedas, ouro e outros ativos tradicionais em portfólio. 

“Acho que é um erro alguém ter apenas um, como escolher uma moeda digital e não ter ouro ou apenas ter ouro e não ter moeda digital”. 

LEIA MAIS: GemTRX – empresa que nasceu para revolucionar a mineração em nuvem no mercado de criptomoedas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 9, 2025

Coinbase anuncia compra bilionária da Deribit

Escrito por Thiago Barboza
ethereum hoje
icon maio 12, 2025

Ethereum hoje: preço dispara 22% em um dia e atinge US$ 2.600

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza