Tesouro dos EUA emite primeiras sanções contra mixers de criptomoedas

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA emitiu hoje sanções inéditas contra um serviço de mixagem de criptomoedas, o Bender.io, que está sendo utilizado por grupos da Coreia do Norte.

Em um comunicado de imprensa na sexta-feira, o OFAC disse que o mixer está sendo usado por hackers na Coreia do Norte para “apoiar suas atividades cibernéticas maliciosas e lavagem de dinheiro de moeda virtual roubada”.

Os mixers de criptoativos são serviços de aprimoramento de privacidade que permitem aos usuários apagar o rastro na blockchain deixado pela maioria das transações em redes blockchain como Bitcoin e Ethereum. 

Os dados de todas as transferências comuns nessas redes são acessíveis ao público, o que é útil para as autoridades ao reprimir o financiamento ilícito. 

Mixers podem tornar esse trabalho mais difícil, no entanto. 

O OFAC também afirma que o Bender foi usado para lavar fundos para grupos de ransomware ligados à Rússia, como Trickbot, Conti, Ryuk, Sodinokibi e Gandcrab. 

O relatório também alega que o software foi usado para ofuscar US$ 20,5 milhões em receitas ilegais relacionadas ao infame hack Ronin em março. 

O roubo – um dos maiores de todos os tempos do mercado de criptomoedas – esvaziou os fundos do tesouro do popular jogo Axie Infinity, e os hackers então dispersaram os fundos para várias exchanges e mixers depois disso.

“Os mixers de moedas virtuais que auxiliam transações ilícitas representam uma ameaça aos interesses de segurança nacional dos EUA”, disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira Brian E. Nelson em um comunicado à imprensa. 

“Estamos tomando medidas contra atividades financeiras ilícitas da RPDC e não permitiremos que roubos patrocinados pelo Estado e seus facilitadores de lavagem de dinheiro fiquem sem resposta.”

O departamento também atualizará sua Lista de Nacionais Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (Lista SDN) para incluir endereços vinculados ao Lazarus Group, um grupo anônimo de crimes cibernéticos vinculado ao estado norte-coreano que foi sancionado pelo Tesouro desde 2019.

Hacks têm sido uma preocupação para o setor DeFi no mercado de criptomoedas nos últimos anos, com ataques provocando prejuízos bilionários para os usuários.

Apesar disso, o Bitcoin segue emitindo blocos a cada 10 minutos de maneira ininterrupta há 13 anos.

O bitcoin é negociado em cerca de US$ 34 mil, com queda de 3,76% nas últimas 24 horas.

Qual sua opnião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Exxon Mobil, gigante do petróleo e gás, planeja entrar na mineração

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza