Criptomoeda, ou moeda, é um elemento digital projetado para proteger transações, usando criptografia que é um ramo da matemática. Os ativos criptográficos são completamente descentralizados, ao contrário do dinheiro eletrônico centralizado e dos sistemas bancários centrais.
Bitcoin é a primeira criptomoeda descentralizada criada por Satoshi Nakamoto em 2009. Desde então, muitas criptomoedas diferentes surgiram. Criptomoedas diferentes do bitcoin são geralmente chamadas de altcoins, uma combinação de alternativa e moeda. Especialistas estimam que o valor total de mercado das criptomoedas pode chegar a 3-4 trilhões de dólares nos próximos anos.
Espera-se que uma criptomoeda tenha as 6 características a seguir:
- Descentralização
- Registros de transações e proprietários
- As regras de criação de novos suprimentos
- A propriedade pode ser comprovada por técnicas criptográficas apenas pelo proprietário
- O dinheiro só pode ser retransmitido por ordem do proprietário
- Se várias transações forem feitas para a mesma criptomoeda ao mesmo tempo, apenas uma delas será realizada
Em geral, a cripto é basicamente dinheiro eletrônico e possui as mesmas características gerais. Acredita-se que seja valioso na medida em que, não pode ser imitado, seus registros, livros nomeados, são protegidos com senhas quase impossíveis de decifrar, e a instituição que imprime o dinheiro tem menos probabilidade de ser desvalorizada por práticas arbitrárias ou acidentais.
O dinheiro eletrônico não carrega seu valor em gramas, como as moedas de ouro e prata, que não perdem valor quando derretidas, e não é um documento que tenha um equivalente em ouro em algum lugar. Além disso, o dinheiro eletrônico não é um meio de troca com validade geral aos olhos do Estado ou da lei, o Estado apenas prevê a moeda nacional que imprime, portanto, só pode ser usado dentro de determinados grupos, pode haver um acordo comercial ou uma abordagem legal semelhante a uma nota promissória.
A criptomoeda é armazenada em carteiras digitais (wallets). Na verdade, o que é armazenado são senhas que não são adequadas para memorização, que apenas o dono do dinheiro nos registros conhece. Ele fornece transações instantâneas e transferência ilimitada de propriedade. Algumas criptomoedas podem ser limitadas ao uso em determinadas comunidades, como em um jogo online ou rede social.
‘‘O que determina se um veículo de investimento é uma criptomoeda?’’
Na verdade, o conceito de dinheiro criptográfico está em nossas vidas há muitos anos. Por exemplo, usamos criptomoedas em vez de notas físicas em todas as transações que fazemos com cartões de débito ou cartões virtuais pela internet. As transações foram realizadas em base digital sem qualquer transferência física de dinheiro entre os bancos. Então, desse ponto de vista, as criptomoedas também foram usadas nessas transações. Uma vez que, como resultado delas, houve apenas mudanças numéricas nos sistemas financeiros.
Por outro lado, as criptos de nova geração diferem de suas versões anteriores, pois são usadas principalmente em transações digitais e não existem fisicamente. Além disso, difere das versões anteriores porque estão sujeitas às regras de um estado ou organização e as transações são feitas com o consenso de todas as unidades do sistema.
A principal razão pela qual atrai tanta atenção em comparação com outras moedas do mundo é que é descentralizada. Como tal, as transações não são realizadas sob o controle de uma única autoridade, mas através do controle e aprovação de todos os usuários. Esse recurso garante que essa moeda seja considerada mais segura.
- principais tendências de criptomoeda
- aprenda criptomoeda
- o que é criptografia
- criptomoeda
- preço bitcoin
- mineração bitcoin
- o que é blockchain
- carteira blockchain
- métodos de criptologia
- ledger em blockchain
- carteiras blockchain
- mineração de criptomoedas
- moeda virtual
- moeda digital
- o que é mineração de criptomoedas
‘‘Como as criptomoedas são criadas?’’
As criptomoedas são criadas através de um processo chamado mineração. Mineradores especialmente equipados, são recompensados por uma rede com tokens ou criptomoedas, como o bitcoin, por seus serviços.
Nesse processo competitivo descentralizado, se muitas pessoas tentarem minerar uma moeda, ficará cada vez mais difícil lucrar com cada nova adição à rede. Esta é uma das principais razões pelas quais o bitcoin, que pode ser produzido de forma limitada, aumentou de valor ao longo do tempo com sua crescente popularidade.
‘‘O que é Bitcoin e o que o torna valioso?’’
A característica que distingue o bitcoin de outras criptomoedas e nos leva a aceitá-lo como uma forma de ‘dinheiro’ hoje, é que ele pode ser usado, ao invés do dinheiro físico do mercado.
Hoje, há essa alternativa a grandes empresas do setor de serviços, como 9flats.com, concorrente do Airbnb na Europa, ou airBaltic, que não é uma das companhias aéreas mais conhecidas, que já aceitam bitcoin em suas transações há muito tempo.
No entanto, há um número crescente de empresas em vários setores que estão abertas a criptomoedas e permitem que os clientes as usem como método oficial de pagamento de seus bens e serviços.
O uso do bitcoin e de outras criptomoedas, dá ao usuário o recurso mais solicitado no mundo financeiro, a sensação de confiança.
Concluindo, é altamente provável que as criptos sejam aceitas por bancos, comerciantes, instituições e indivíduos ao longo do tempo e possam ser usadas em todos os campos, sem distinção entre transações, como resultado desse senso de confiança. E se tornar um método de pagamento válido, e mais valiosos.
Yaşam Ayavefe
Siga os links abaixo para ver os projetos do Dr. Yasam Ayavefe: